Logo IBP IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

06/02/19

Comissão de Transformação Digital do IBP inicia atividades em 2019

"108535.jpg"

A Comissão de Transformação Digital do IBP iniciou seus trabalhos na última quarta-feira, na sede do instituto, no Rio de Janeiro. Criada em novembro de 2018, a comissão tem o objetivo de construir um diagnóstico da indústria de óleo e gás, apoiar estratégias de tecnologia no curto, médio e longo prazo, além de promover oportunidades por meio de compartilhamento de projetos, contribuindo para tornar o segmento “best in class” em performance digital no mundo.

Na primeira reunião de 2019, o grupo – formado inicialmente por representantes das operadoras Chevron, Petrobras, Total, Repsol, Shell e Equinor – recebeu cinco consultorias associadas do IBP – Accenture, BCG, Deloitte, EY e KPMG - para que apresentassem e discutissem cinco tecnologias que, em suas opiniões, são mais promissoras na indústria, com previsão de aplicação no curto e médio prazo. A ideia é que, em um segundo momento, essas instituições participem de debates regulares.

Visando a algumas das preocupações mais comuns no segmento, como a redução do custo do Opex por barril, o aumento da segurança operacional e o incremento de produção, foram apresentados cases que abrangeram desde Advanced Analytics e Big Data até o uso de blockchain para novos modelos de contratos.

Para o coordenador da comissão, Daniel Michilini Carocha, o encontro foi uma oportunidade para identificar não apenas a visão dessas empresas, mas também das grandes operadoras do grupo sobre a transformação digital que está ocorrendo no mundo.

“Saímos daqui com algumas ações a serem feitas. Primeiramente, algumas tecnologias que já estão sendo usadas, que a gente não enxergava, mas que pode estar enxergando nesse momento para trazer para dentro das nossas indústrias e implementar com resultados rápidos”, disse Carocha, Lean Six Sigma Master Black Belt & Digital Leader da Chevron.

Segundo a Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, Melissa Fernandez, a próxima etapa consiste na identificação de empresas de tecnologia e inovação com expertise nas tecnologias mapeadas pelas consultorias, atendendo às demandas das companhias petrolíferas. Dentre as instituições identificadas, serão convocadas para participar da comissão aquelas que foram associadas do instituto.

Veja mais notícias
Plataforma Offshore_
25/11/25

Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025

ElasMovemAEnergia_Notícia
25/11/25

A importância de formar novas lideranças femininas no…

Capa video ROG.e
24/11/25

Call for Papers ROG.e 2026: prazo para envio do resum…

Prêmio Open Innovation Awards – Campeãs da Década
21/11/25

IBP conquista o 1º lugar no Prêmio Open Innovation Aw…