Brasil e a transição energética – Oportunidades para a indústria de óleo e gás
[caption id="attachment_111784" align="aligncenter" width="300"]
Milton Costa Filho, secretário-geral do IBP[/caption]
Em artigo para a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Brazil Rio de Janeiro), o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, falou sobre as oportunidades de negócios no período de transição energética no Brasil.
No texto, publicado em inglês, Costa Filho ressalta a expectativa da ANP de investimento de US$ 112 bilhões no setor de óleo e gás nos próximos anos, aumento de 2,5 milhões de barris por dia na produção nacional e o uso do gás natural como fonte de transição para uma matriz energética de baixo carbono.
No artigo, o secretário-geral ressalta a melhoria do ambiente regulatório no Brasil, que rendeu US$ 7 bilhões nos leilões realizados no último ano sob os regimes de concessão e partilha. Com o aumento dos investimentos e da produção, a expectativa é dobrar a quantidade de empregos no setor dos atuais 400 mil para 873 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
“O Brasil tem uma extraordinária janela de oportunidade nas próximas décadas para desenvolver os reservatórios leiloados enquanto ainda é possível extrair o óleo de maior valor para a sociedade”, afirma.
A publicação Doing Business in the Oil & Gas Sector: Opportunities for German Companies, reúne textos de representantes da AHK ao redor do mundo. Eles abordam as oportunidades de negócios em países como Argélia, Azerbaijão, México, Nigéria, Noruega, Rússia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Estados Unidos.
Milton Costa Filho é secretário-geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Fonte: AHK Rio de Janeiro[