Notícias

Programação conta com uma diversidade de temas, como básico de E&P, Instrumentação Industrial e auditores SPIE

No mês de abril, a Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com as inscrições abertas para seis cursos. São diversas opções de capacitação que abrangem desde a Exploração & Produção à Escola de Negócios, com aulas no formato presencial e de Ensino a Distância (EaD).

Escola de E&P
Iniciando o mês, teremos o curso “Básico em Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural” a partir do dia 02 de abril, que será realizado no formato de Ensino a Distância (EaD). O objetivo é que o curso seja uma “porta de entrada” para quem deseja entender essa indústria, oferecendo aos alunos um overview técnico e gerencial qualificado sobre o segmento no Brasil. O programa técnico oferece sete módulos que serão direcionados de maneira simples, completa e atualizada, apresentando as principais atividades inerentes ao setor de E&P.

Já a partir do dia 08 de abril, será iniciado o curso de “Inspeção de Tubulações Industriais e Dutos de Transporte Terrestre” no formato de Ensino a Distância (EaD). O curso, ministrado por instrutor com ampla experiência no mercado, terá 40 horas de duração e consiste em aprofundar os conhecimentos sobre os principais processos de prevenção contra deterioração de tubulações e dutos de transporte na indústria de petróleo e gás.

O curso “Fatores Humanos na Indústria de O&G” será iniciado no dia 16 de abril ministrado na modalidade presencial. Apresentando uma abordagem teórica e prática sobre o tema, o curso tem o propósito de capacitar profissionais na área e atender às exigências SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e SGIP (Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços) da ANP, deixando os alunos alinhados com as melhores práticas do mercado.

Disponível nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), o curso de “Formação de Auditores Internos de SPIE” terá início no dia 25 de abril, com 60 horas de duração e o principal objetivo de habilitar os participantes a se tornarem um auditor interno de SPIE em suas respectivas empresas, através de uma imersão completa nos conceitos da atividade. A programação técnica abordará aspectos básicos de auditoria, aspectos comportamentais, adequação às Portaria IMETRO 537 e 582/2015, além de exercícios práticos que simulam uma auditoria em uma empresa fictícia.

Escola de Tecnologia e Inovação
Focado para técnicos de instrumentação, eletrônica, elétrica, mecânica e operadores de processo que desejam se aperfeiçoar ou, ainda, engenheiros e estudantes de engenharia que desejam atuar em ambientes industriais com alto nível de automação, o curso “Capacitação em Instrumentação Industrial” iniciará no dia 09 de abril na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O programa apresenta de maneira fácil e didática as últimas atualizações da norma ISA 5.1, além de oferecer o conhecimento teórico necessário para que o aluno possa atuar junto a sistemas de Instrumentação Industrial, tornando-se apto a identificar e corrigir possíveis problemas no processo de automação da instalação oriundos do funcionamento inadequado de diversos tipos de instrumentos.

Escola de Negócios
Com o objetivo de potencializar as competências de mulheres em posição de liderança da indústria de O&G, o “Programa de Mentoria de Liderança Feminina” será iniciado no dia 24 de abril, no formato híbrido. Considerado uma solução educacional exclusiva para Associados do IBP, o programa promoverá a troca de expertise entre gestores e gestores, visando a formação de lideranças femininas do futuro. Os encontros serão compostos de eventos iniciais, intermediários e finais, oficinas com conteúdo exclusivos, intervenções entre os pares, encontro com RH e muito mais.

Confira aqui o calendário de cursos da UnIBP.