Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Gás Natural


O IBP contribui para aprimorar a regulamentação, disseminar conhecimento e estabelecer o intercâmbio de informações por meio de parcerias com outros institutos, associações, entidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento do mercado de gás natural no país.

Quatro comissões, formadas por empresas do setor e funcionários do Instituto, atuam em estudos e propostas de natureza técnica, regulatória e tributária, além de promoverem a realização de eventos e cursos importantes para o segmento de gás natural.

Os grupos trabalham ainda para fomentar o uso do gás natural (combustível fóssil mais limpo) para movimentar veículos (GNV), gerar energia termelétrica e suprir a indústria, por exemplo.

No campo regulatório, o IBP participa de consultas e audiências públicas, e das discussões sobre a regulamentação do marco legal, a chamada Lei do Gás, publicada em 2009 e ainda em processo de implementação.

Estudos Sobre Gás Natural


Atualmente, estão sendo desenvolvidos estudos para propor ajustes que tornem mais competitiva a geração térmica a gás natural, o que permitirá ampliar a participação dessa fonte na matriz energética. Além disso, estão sendo estudadas as ineficiências tributárias na cadeia de valor do gás e, anualmente, o cenário de oferta e demanda de gás no Brasil é atualizado.

Comissões


Conselho Consultivo para Política de Desenvolvimento do Gás Natural
Comitê do GNV
Comercializadores de Gás
Comissão Técnica de Gás

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Voltar