Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Normalização


O IBP é a entidade autorizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a elaborar normas para os diversos segmentos da cadeia de petróleo no país por intermédio de suas comissões, formadas por representantes das partes interessadas.

Entre os grupos que ajudam a estabelecer normas, estão os de combustíveis e produtos especiais, lubrificantes, distribuição e armazenamento de combustíveis, asfalto e dutos.

Desde 1998, quando o Instituto foi credenciado como Organismo de Normalização Setorial (ONS) pela ABNT, a área de normalização já elaborou e revisou mais de 450 normas nesses e outros segmentos da cadeia do petróleo.

O IBP também tem representação no Comitê Técnico responsável por produtos petrolíferos da Organização Internacional de Normalização (ISO/TC-28).

Adquira as normas do ONS-34.

Programas Interlaboratoriais


O IBP tem em sua essência a produção de material relevante que sirva de apoio ao desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil. Nesse sentido, a gerência de normalização do Instituto realiza, em parceria com outras instituições, uma série de Programas de Comparação Interlaboratorial (CI) com o objetivo de validar as Normas Técnicas Brasileiras. A iniciativa também visa conferir ainda maior credibilidade às metodologias, possibilitando que seus resultados sirvam para valida-las internacionalmente, transformando-as em normas ISO.


Comissões

Comissão de Estudo de Asfalto
Comissão de Estudo de Combustível e Produtos Especiais
Comissão de Estudo de Lubrificantes
Comissão de Estudo de Distribuição e Armazenamento de Combustíveis – CEDAC
Comissão de Estudo de Sistemas de Transporte de Petróleo e Derivados (Dutos)
Comissão de Estudo de Etanol Combustível
Comissão de Estudo de Biodiesel
Comissão de Estudo de Combustíveis Marítimos
Comissão de Estudo Especial de Bagaço de Cana-de-açúcar
Comissão de Estudo de Gases Combustíveis

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões técnicas do IBP, entre em contato com a Área de Relacionamento.

Voltar