Exploração e Produção

Como Atuamos


O IBP desenvolve, em conjunto com seus associados e especialistas, políticas e linhas de atuação para todos os setores e demandas da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis. Veja nossas atividades, propostas, iniciativas e prioridades em cada uma das áreas de atuação do Instituto.

Exploração e Produção


O IBP tem na área de exploração e produção (E&P) um dos seus principais focos de atuação, neste que é o primeiro elo da cadeia de petróleo, onde tudo começa.

O Instituto participa ativamente de temas de interesse da atividade de E&P por meio de conselhos e comitês formados por executivos das empresas associadas e do seu corpo de funcionários, que tratam de questões regulatórias, tributárias, de meio ambiente e de estímulo à indústria nacional supridora de bens e serviços, entre outros.

O IBP se faz presente em reuniões e audiências públicas com órgãos do governo, agências reguladoras, empresas operadoras e associações de fabricantes. Apresenta projetos e sugestões para otimizar o resultado dos investimentos e atrair mais empresas e recursos para o país.

Conteúdo Local


A indústria de petróleo e gás natural está comprometida com o desenvolvimento do país e com a política de incentivo ao Conteúdo Local. O IBP acredita que a política tem um papel importante e deve continuar evoluindo junto com o cenário econômico da indústria.

Dessa forma, o Instituto apresentou recentemente propostas de aprimoramento, reforçando que regras mais simplificadas deveriam ser estabelecidas com foco em segmentos de maior valor agregado.

Acreditamos que, a fim de estabelecer uma cadeia fornecedora de bens e serviços sólida, competitiva e sustentável, é preciso um esforço conjunto entre indústria e governo, tornando-a melhor preparada para aproveitar as vantagens competitivas que o país possui e responder aos desafios presentes e futuros.

Meio Ambiente


Nos temas relacionados ao meio ambiente, os fatores mais relevantes para o planejamento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás são a previsibilidade e a transparência do processo de licenciamento ambiental.

O IBP tem trabalhado em parceria com o governo na melhoria dos processos de regulação e gestão ambiental, o que contribui para os ajustes dos prazos a serem cumpridos, tanto pelo empreendedor quanto pelo governo, sem acréscimos de riscos ao ambiente.

Com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em particular, o IBP assinou um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a entrega de 12 projetos que dão subsídio ao constante aperfeiçoamento da avaliação do impacto de empreendimentos da indústria e a gestão ambiental de suas operações.

Dentre os projetos já concluídos, há o programa Limpeza e Proteção da Costa e Fauna, que identifica trechos costeiros e espécies prioritárias para proteção, recomenda estratégias para a proteção e a limpeza do litoral e cria um banco de dados com informações georreferenciadas que servem como guia em casos de emergência. Foi publicado ainda o Guia de Análise de Risco Ambiental, o Manual de Gerenciamento de Resíduos em Bases Portuárias e o Estado da arte sobre estudos de Rodolitos no Brasil.

Comitês


Secretaria Executiva de E&P

Comitê de Assuntos de Controladoria (Accounting)
Comitê de Assuntos Tributários
Comitê de Assuntos Jurídicos
Comitê de Conteúdo Local
Comitê de E&P de Gás
Comitê de Recursos Humanos
Comitê de SMS (HSE)
Comitê de Perfuração e Poços
Comitê de Relações Externas

Caso tenha interesse em participar de alguma das comissões da Secretaria Executiva de E&P do IBP, entre em contato com a Área de E&P.

Voltar