Notícias

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com inscrições abertas em quase 10 cursos no mês de março. As possibilidades de capacitação vão desde a Escola de E&P à de Energia, com aulas no formato de Ensino a Distância (EaD) e presencial.

Escola de E&P

Dentro da escola de E&P, que constrói as bases para a compreensão do potencial multiplicador da indústria petróleo e gás, a UnIBP oferece cursos nas áreas de Inspeção de Equipamentos; e Meio Ambiente, Segurança e Saúde.

Iniciando em 11 de março, o curso “Inspeção em Caldeiras” também é ofertado no formato EaD e tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre o tratamento da água de alimentação das caldeiras nas instalações industriais, calibração de válvulas de controle, normalização aplicada à segurança, meio ambiente, projeto e manutenção. O programa também oferece exercícios práticos de análise de falhas, registros de inspeção e aborda os tópicos da NR-13 pertinentes à atividade.

A partir do dia 12, na mesma modalidade, as aulas de “Análise de Acidentes, Incidentes e Desvios” vão contemplar algumas das mais importantes técnicas de investigação de incidentes e análise de causa raiz (IIACR), que são aplicáveis a diversos segmentos econômicos, incluindo exemplos práticos detalhados. Além disso, também serão abordados aspectos técnicos das normas IEC 62.740 NBR-14.280 e ISO-45.001 e de regulação com os Requisitos das práticas de gestão dos Regulamentos Técnicos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (RTDT, SGSO E&P, SGSO Refino, SGSS, SGIP) da ANP.

O curso de “Integridade Estrutural API 579 / ASME FFS-1 (Fitness for Service)”, que começa no dia 19, vai desenvolver as habilidades dos alunos na utilização dos procedimentos de avaliação de integridade de equipamentos e tubulações submetidos à pressão de acordo com a norma API 579 / ASME FFS-1, o principal documento utilizado pela indústria de Óleo e Gás para a definição das condições seguras de operação de equipamentos com danos ou defeitos inaceitáveis pelos códigos de projeto.

No mesmo dia, de forma presencial, o curso de “Análise de Fatores Humanos na Indústria de O&G com o Método FRAM” vai apresentar exemplos de análises de fatores humanos e de acidentes elaborados com o Método FRAM (Functional Resonance Analysis Method), uma metodologia que permite a análise de sistemas de trabalho, desde os mais simples até os mais complexos, durante seu funcionamento normal ou quando ocorrem acidentes.

Também no mesmo dia, o programa “Corrosão e Inibidores” vai oferecer grande detalhamento sobre os mecanismos de corrosão e seus possíveis inibidores, voltados para diversos segmentos da indústria de petróleo e gás. Ao final do curso, os participantes desenvolverão conhecimentos sobre os danos ocasionados pela corrosão, tanto em termos econômicos como de segurança, e uma melhor capacidade para planejar meios de proteção anticorrosiva – adequados para os equipamentos e instalações do setor.

Escola de Energia

Com início no dia 19, na modalidade EaD, o curso de “Cadeia e o Mercado de Biogás e Biometano” trará uma abordagem projetada para atender às necessidades dos profissionais que querem se inserir nesse setor e de empresas que querem ter negócios na área. Os participantes explorarão os processos de produção de biogás e biometano, compreenderão aspectos técnicos e de mercado cruciais e descobrirão como esses produtos estão moldando o mercado atual.

O curso faz parte da recém-lançada Escola de Energia, que visa contribuir para o setor energético brasileiro, contemplando a gestão integrada e otimizada de todo o sistema hidroelétrico e termoelétrico, considerando também as demais fontes de energia disponíveis.

Escola de Negócios

Com o objetivo de preparar os profissionais que estão ingressando ou que planejam fazer uma transição da carreira, almejando a cargos de liderança nas empresas do setor de óleo, gás e energia, a Escola de Negócios também tem dois cursos em aberto no mês.

Com a duração de 12h, o curso “Tributação nos Negócios do Setor de Gás Natural” tem início no dia 18, de forma presencial, e não só traz uma análise especial do programa Gás para Crescer, como também apresenta e discute a tributação brasileira aplicável aos negócios com gás natural, por meio de uma abordagem que contempla aspectos legais, regulatórios, econômicos e contábeis. Ao final das aulas, o aluno terá amplo conhecimento sobre os fatos geradores e características dos tributos incidentes sobre as atividades de produção, escoamento, processamento, importação, comercialização, transporte e distribuição de gás natural.

Já as aulas de “Compliance para o Setor de Energia”, a partir do dia 26, trarão uma abordagem prática e dinâmica, com exposição de ferramentas que possibilitarão aos alunos definir, planejar e aplicar os programas de compliance, além de seu contínuo aperfeiçoamento. No formato EaD, serão abordados assuntos como a legislação aplicável a compliance tanto no Brasil quanto no exterior, principais tópicos do programa de compliance efetivo, exemplos de implementação de programas bem-sucedidos e muito mais.

Confira aqui o calendário de cursos da UnIBP.