Notícias

A Universidade do Setor de Petróleo e Gás (UnIBP) está com as inscrições abertas para oito cursos que vão acontecer no mês de maio. São diversas opções de capacitação que abrangem diversas áreas, com aulas no formato presencial e de Ensino a Distância (EaD).

Conheça abaixo os cursos de cada escola.

Escola de E&P
Dos dias 21 a 24 de maio, será realizado o curso de “Introdução ao Mercado de Petróleo e Gás Natural” na modalidade presencial, ideal para quem deseja conhecer ou aprofundar seus conhecimentos na indústria de O&G. O objetivo é apresentar a estrutura da indústria através de seus segmentos, players, tipos de empresas, além de ter acesso a valores quantitativos relacionados a reservas, produção, consumo, refino e preços. Serão também apresentados os eventos ocorridos da indústria de petróleo nacional e mundial nos últimos tempos.

Já a partir do dia 22 de abril, teremos o curso de “Inspeção em Tanques de Armazenamento” que será realizado no Ensino a Distância (EaD) com a carga horária de 24 horas, oferecendo uma visão 360º sobre tanques, técnicas de inspeção, danos e gestão de dados. O curso apresenta conceitos que envolvem a inspeção de tanques, apresenta casos reais de acidentes, discute sobre as obrigações e exigências da NR-13 com foco em tanques, além de desenvolver exercícios práticos sobre análise de causas de falhas, inspeção e seus registros.

Encerrando o mês, o curso de “Fatores Humanos na Indústria de O&G” será realizado nos dias 28 e 29 de abril na modalidade presencial. O curso apresenta uma abordagem teórica e prática de fatores humanos na indústria de O&G, com o propósito de capacitar profissionais na área e atender às exigências do SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e SGIP (Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços) da ANP.

Escola de Negócios
O curso de “Gestão de Risco com o Método Bow Tie” acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril à distância, apresentando os fundamentos e aplicabilidade da metodologia para o gerenciamento de riscos, em diferentes níveis e de diferentes naturezas em uma empresa. Uma maneira esquemática e eficaz de descrever e analisar o tratamento de um risco, desde as suas causas até as suas consequências.

Já o curso “REPETRO-SPED e seus Impactos” será realizado no formato InCompany no Ensino a Distância (EaD), com o objetivo de qualificar os alunos nas melhores práticas da indústria para o Repetro-Sped, regime aduaneiro especial que será fundamental para o setor de E&P no Brasil até 2040. O conteúdo abordado ao longo do curso contribui para que as regras sejam observadas pelos seus potenciais operadores, mitigando riscos tributários, de descumprimento e operacionais.

Escola de Gás Natural
Focado em trazer uma visão geral sobre as mudanças e impactos trazidos ao mercado brasileiro de gás natural com a publicação e sancionamento da nova Lei do Gás de nº 14.134, ocorrida em abril de 2021, o curso “Mercado de Gás Natural com Foco na Nova Lei” acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, com a carga horária de oito horas a distância. Ao final do curso, o aluno terá adquirido conhecimentos gerais sobre as alterações em implementação na cadeia de valor do gás natural, inseridas pela aplicação da nova Lei do Gás no mercado brasileiro, bem como sobre os novos aspectos regulatórios que entraram em vigor a partir da promulgação da mesma.

Escolas de Midstream e Downstream
No período de 08 de maio até 05 de junho, acontecerá o curso de “Aspectos Jurídicos da Indústria de Petróleo e Gás Natural” no Ensino a Distância (EaD). O curso apresenta a indústria do petróleo sob a ótica do direito das relações contratuais entre governos e empresas, dos contratos entre empresas, os aspectos tributários, o direito ambiental e as questões jurídicas envolvidas na cadeia de exploração e comercialização do gás natural.

Escola de Tecnologia e Inovação

Dos dias 07 a 28 de maio, teremos o curso “Projeto de Estações de Medição de Oléo e Gás Natural” com a duração de 40 horas na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O curso foca em Conceitos aplicáveis à medição fiscal (impostos) e transferência de custódia (posse), regulamentação aplicável ao Brasil e definida pela ANP e o INMETRO, e requisitos metrológicos que devem ser atendidos pelas estações de medição nessa aplicação e os diversos aspectos que devem ser considerados na gestão dos projetos considerando a execução das disciplinas de processos, instrumentação, automação, mecânica, tubulações, elétrica e civil.

Confira aqui o calendário de cursos da UnIBP.