IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás

Edição: 06 / 2020

Informativo eletrônico da
Gerência de Certificação do IBP

CERTIFICAÇÃO - Informativo da GCER

Programação de Auditorias de SPIE 2021

programação de auditorias

A programação das Auditorias Obrigatórias (Inicial, Manutenção e Renovação) de SPIE para 2021 já foi encaminhada à Cgcre/INMETRO e será realizada na modalidade presencial.

Auditorias Eventuais (Alteração de Perfil, Acompanhamento e Extraordinárias), bem como Auditorias Opcionais (INI – Inspeção Não Intrusiva e SIS – Sistemas Instrumentados de Segurança), serão agendadas a partir de janeiro de 2021.

Confira a programação das Auditorias obrigatórias de SPIE para 2021.

ACESSE AQUI >

100ª Reunião da Comissão de Certificação (ComCer) de SPIE

A Comissão de Certificação (ComCer) de SPIE é uma comissão tripartite paritária, constituída pelo OCP|IBP, que emite pareceres nos processos de Certificação de SPIE, por consenso, de forma independente e imparcial. É constituída por representantes do Governo, Empresas Certificadas e Entidades Sindicais dos Trabalhadores.

A ComCer de SPIE do OCP|IBP funciona há 18 anos e realizou a sua 100ª reunião no mês de dezembro de 2020, esta, em virtude da pandemia de COVID-19, na modalidade virtual. O IBP se orgulha por manter esse modelo que garante transparência e imparcialidade nas decisões relativas à Certificação de SPIE - um programa de Certificação diferente e inovador.

1ª Reunião da Comissão de Certificação (ComCer) de SPIE do OCP|IBP em 07.03.2002 100ª Reunião da Comissão de Certificação (ComCer) de SPIE do OCP|IBP em 15.12.2020

O que é uma Auditoria de SPIE?

Exame sistemático, independente e documentado da estrutura organizacional, das atividades do SPIE e da política de Inspeção, para evidenciar registros, afirmações de fatos ou outras informações pertinentes e avaliá-los de maneira objetiva, para determinar a extensão na qual os requisitos especificados para o SPIE são atendidos.

Quais são os tipos de Auditorias de SPIE?
As Auditorias de SPIE podem ser classificadas em três tipos: Obrigatórias, Eventuais e Opcionais.

Auditorias Obrigatórias
Auditoria Inicial -
primeira auditoria à qual se submete um estabelecimento com vistas à obtenção da Concessão do Certificado de SPIE;

Auditoria de Manutenção -
auditoria periódica realizada em um SPIE, entre a Auditoria Inicial e a de Renovação da Concessão do Certificado;

Auditoria de Renovação
– auditoria realizada em um SPIE com objetivo de renovação da concessão do certificado com abrangência total em relação à Instrução Normativa Inmetro para SPIE (INI de SPIE).

Auditorias Eventuais
Auditoria de Alteração de Perfil - auditoria realizada quando ocorrerem alterações sensíveis relevantes no SPIE e permaneçam dúvidas sobre o efeito da alteração ou quando forem acrescidas novas unidades de processamento, independentemente do número de equipamentos instalados, ou quando o acréscimo de equipamentos for superior a 10% (dez por cento) do total ou superior a 1.000 (mil) equipamentos, o que for menor;
Auditoria de Acompanhamento -
auditoria realizada para verificar se ações corretivas foram ou estão sendo implementadas, conforme estabelecido em auditoria previamente executada ou quando definido pela Comissão de Certificação (ComCer) de SPIE;

Auditoria Extraordinária -
auditoria realizada por iniciativa do OCP|IBP, em virtude da ocorrência de acidentes ou para a apuração de denúncias, ou ainda por solicitação da ComCer de SPIE.

Auditorias Opcionais
Auditoria de Piloto de Inspeção Não Intrusiva (Fases INI e IVI) - visa à verificação do cumprimento do disposto no Art. 2º da Portaria MTb 1.082/2018 e o subitem 13.5.4.7 da Norma Regulamentadora 13 (NR-13) – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, regulamento técnico de segurança e saúde do Governo Federal;
Auditoria de Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) -
visa à verificação do cumprimento do disposto no subitem 13.4.4.6 da NR-13.

Fonte: NR-13, Portarias INMETRO 537 e 582/2015

Grupo - máximo inspeção (interna e externa)

Entidades de referência da Certificação de SPIE do OCP|IBP

Acesse o Portal da GCER na internet e conheça mais sobre as vantagens deste programa diferente e inovador

PORTAL DA GCER >

Balanço das Auditorias de SPIE 2020

Auditorias presenciais, auditorias remotas e programadas

Funcionamento da GCER

Funcionamento da GCER

A GCER estará em recesso no período de 24.12.2020 a 03.01.2021.
A partir de 04.01.2021, retornaremos nossas atividades, ainda em trabalho remoto, de segunda a sexta, em horário comercial.

ASSUNTO

ENDEREÇO ELETRÔNICO

GERENCIAL

certificacao@ibp.org.br

OCP | IBP

certificacaospie@ibp.org.br

COMERCIAL

comercial.gcer@ibp.org.br

ADMINISTRATIVO

administrativo.gcer@ibp.org.br

IBP
Facebook Facebook
Linkedin LinkedIn
Twitter Twitter
Instagram Instagram
YouTube YouTube

SabreAwards