Edição: 03 / 2020

Informativo eletrônico da
Gerência de Certificação do IBP

CERTIFICAÇÃO - Informativo da GCER

Esta 3ª edição é uma homenagem a essa trajetória que tanto nos orgulha

Há exatos 23 anos, no mês de setembro de 1997, o IBP concedeu o primeiro Certificado de SPIE à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), da Petrobras. A REPAR fez parte do Projeto Piloto de Certificação de SPIE, que contou com 13 auditorias e ocorreu entre os anos de 1997 e 2001.

Em 2002, com o sucesso do Projeto Piloto, a Cgcre/INMETRO acreditou o IBP como Organismo de Certificação de Produtos (OCP) nº 028.

Na foto do "IBP Notícias" de 1997, Rui Magrini, então representante do Ministério do Trabalho, entrega o primeiro Certificado de SPIE a José Carlos Cosenza, superintendente da REPAR à época.

Quer ler o "IBP Notícias" de outubro de 1997 na íntegra?

LEIA MAIS >
Tratamento de Não Conformidades (NC)

As ações de correção para as Não Conformidades (NC) devem ser enviadas, por representante devidamente autorizado do auditado, para análise e aprovação do auditor líder do OCP|IBP no prazo máximo de 20 (vinte) dias, a contar da data da reunião de encerramento da auditoria.

  • As Não Conformidades classificadas como “A” RGI devem ser eliminadas durante o prazo de duração da auditoria, caso contrário, a equipe auditora deve interromper a auditoria e informar o OCP|IBP. Em seguida o OCP|IBP informa aos representantes da ComCer
  • A implantação de ações para evitar que os desvios não se repitam deve ser realizada em até 60 (sessenta) dias
  • As Não Conformidades classificadas como “A” Comum devem ser tratadas pelo SPIE até a próxima auditoria, todavia, o plano de ação deve ser aprovado pelo auditor líder do OCP|IBP em até 60 (sessenta) dias. A verificação do encerramento e da eficácia deve ser realizada pelo auditor líder da auditoria subsequente. Caso haja necessidade, o OCP|IBP pode realizar uma auditoria de acompanhamento
  • As Não Conformidades classificadas como “B” devem ser eliminadas até a próxima auditoria. Seu encerramento deverá ser realizado pelo auditor líder da auditoria supracitada
  • A(s) preocupação(ões) identificada(s) nas auditorias de SPIE devem ser tratadas até a próxima auditoria

Programação de auditorias de SPIE 2020

Agradecemos a todos os SPIE o envio das propostas de datas para as auditorias de 2021, no prazo definido. Em 2020, a partir de 16 de março, em função da pandemia de COVID-19, deixamos de executar Auditorias Iniciais, de Pilotos de INI e de SIS. As auditorias de Alteração de Perfil, que não foram previamente agendadas antes da pandemia, serão realizadas na modalidade presencial em 2021. Em breve a programação de auditorias de SPIE 2021 será divulgada.

Funcionamento da GCER

A GCER permanece em trabalho remoto, de segunda a sexta, em horário comercial. Caso necessário entre em contato conosco:



GERENCIAL

Roberto Odilon Horta
Gerente de Certificação

Renata Ribeiro
Coordenadora de Certificação



certificacao@ibp.org.br



OCP | IBP

Marcos Medeiros
Especialista de Certificação

Renata Guedes
Analista de Certificação



certificacaospie@ibp.org.br



COMERCIAL

Lyvia Mattos
Analista Comercial

Luciano Figueiredo
Analista Comercial



comercial.gcer@ibp.org.br


ADMINISTRATIVO


Ana Paula Cordeiro
Assistente Administrativo


administrativo.gcer@ibp.org.br

Facebook Facebook
Linkedin LinkedIn
Twitter Twitter
Instagram Instagram
YouTube YouTube

SabreAwards