Perguntas Frequentes

Nesta página, você encontra as respostas para as principais dúvidas referentes aos Cursos e Eventos do IBP, além de esclarecer dúvidas sobre como se associar ao Instituto.
Caso você não encontre a resposta para seu questionamento, entre em contato.


Sobre Eventos

Tire suas dúvidas sobre as atividades do IBP.


Qual a programação do evento e quem são os palestrantes?

Todas as informações sobre programação estão disponíveis na página de cada evento. Veja a agenda completa aqui.

Como faço para participar de um evento?

Na agenda do site, você encontrará todos os nossos eventos e suas opções de inscrição como participante e/ou para a compra de espaço de exposição e cotas de patrocínio.

Quais as formas de pagamento disponíveis?

A participação em todos os nossos eventos pode ser paga com cartão de crédito ou boleto bancário.

Posso faturar para minha empresa?

Só é possível faturar se a empresa for associada ao IBP. Veja a lista de empresas associadas.

Qual o prazo para recebimento da nota fiscal?

Até três dias após o recebimento da confirmação de inscrição.

Posso cancelar ou substituir minha inscrição?

Sim, mas todas as substituições deverão ser feitas até a véspera do evento. Em caso de cancelamento, o IBP devolve 70% do valor pago, obedecendo aos prazos predefinidos de cada evento.

Como é feita a confirmação da minha inscrição?

Todas as confirmações são realizadas por e-mail.

Eu me inscrevi como estudante. Para onde devo encaminhar a declaração da instituição de ensino?

A declaração de comprovação de matrícula na instituição de ensino deverá ser enviada por
e-mail.

O que está incluído na inscrição?

A inscrição inclui a participação em toda a programação técnica e recebimento do material do evento. As atividades extras da programação não estão incluídas no valor da inscrição.

Receberei o crachá com antecedência?

Não, a credencial será entregue pela equipe de eventos do IBP no próprio evento, na área de credenciamento.

Se eu não comparecer ao evento, minha inscrição será cancelada automaticamente?

Não, o cancelamento deverá ser solicitado previamente, respeitando os prazos do evento em questão.

Haverá certificado?

Os certificados são entregues mediante solicitação do participante à secretaria do evento. Em caso de dúvidas, mande uma mensagem através do nosso Fale Conosco e selecione o campo “Eventos” no assunto da sua mensagem.

Como tenho acesso ao material apresentado no evento?

O IBP criará um link, com senha de acesso, para download do material. Estas informações serão enviadas por e-mail a cada participante.

Sou jornalista. Como devo fazer para me credenciar no evento?

Os jornalistas deverão entrar em contato previamente com a assessoria de imprensa do IBP.

Sou autor. Onde encontro informações sobre o meu trabalho?

Quando seu trabalho for cadastrado, o IBP lhe enviará um código e uma senha. Com eles, você terá acesso à “área do autor” no site do evento, onde terá acesso às informações necessárias e cronograma de apresentação.


Sobre Cursos

Tire suas dúvidas sobre as atividades do IBP.


Como faço para esclarecer dúvidas sobre cursos?

Ligue para os telefones +55(21) 2112-9027 e +55(21) 2112-9029 ou mande um e-mail para dúvidas sobre cursos.

Como faço para me matricular em um curso?

As matrículas deverão ser realizadas no site do IBP, acessando as informações do curso desejado. Veja a agenda completa aqui.

Quando posso me matricular?

Verifique no site do IBP quando o botão “inscrição” estiver disponível no curso desejado. Você também pode deixar seu cadastro no botão “tenho interesse” e avisaremos quando uma nova turma estiver aberta em nossa programação.

Preciso ter alguma formação específica para me matricular nos cursos?

Depende do curso oferecido e do perfil do público-alvo descrito na ementa de cada curso.

Tenho medo de cadastrar meu CPF. Preciso realmente fazer isso?

É recomendável para que tenhamos seu cadastro completo.

Como é feita a confirmação de inscrição?

A confirmação é automática no ato de inscrição no site, ou é enviada por e-mail.

Como saberei que o curso está confirmado?

Quatorze dias antes da data do início do curso você receberá um e-mail confirmando sua realização.

Qual a duração dos cursos?

Existe uma duração para cada tema e modalidade de curso. Os cursos de atualização e aqueles ministrados na própria empresa (in company) variam de 16 horas a 40 horas; cursos de extensão podem durar de 140 horas a 250 horas. Há também minicursos de seis horas.

Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?

Sim, desde que os horários sejam compatíveis.

Os cursos são online ou presenciais?

Atualmente são oferecidos cursos apenas na modalidade presencial.

É possível imprimir o certificado?

Os certificados são impressos em papel especial antifalsificação. Por isso, são confeccionados pelo IBP e entregues ao aluno em mãos ou enviados pelo correio.

Os conteúdos programáticos dos cursos são impressos no verso dos certificados?

Sim, em todas as modalidades de cursos os conteúdos são impressos no verso do certificado.

Os cursos emitem certificados sem custo?

A emissão do certificado de qualquer curso do IBP não representará nenhum custo para o aluno.

Qual a condição para recebimento de certificado?

Terão direito ao certificado apenas os alunos que comparecerem a pelo menos 75% das aulas, ou que cumprirem exigências específicas de cada curso.

Como recebo o certificado de conclusão? Qual o prazo de envio?

O certificado será entregue ao final do curso ou enviado pelo correio no prazo de 30 dias após o término do curso.

Como faço para solicitar a segunda via do certificado de um curso?

Mande um e-mail para Cursos IBP informando os seguintes dados: nome completo, nome do curso e ano de realização.

Quais são as formas de pagamento?

Para pessoa jurídica, boleto faturado. Para pessoa física, boleto à vista, cartões de crédito (parcelado em até três vezes sem juros) e débito.

Em caso de desistência serei ressarcido?

A inscrição só poderá ser cancelada até no máximo 5 (cinco) dias úteis antes do início do curso, e só será devolvido o valor equivalente a 90% (noventa por cento) do valor pago.

Como faço para informar erros ou fazer sugestões para aprimoramento dos cursos?

Em todos os cursos realizados, o aluno recebe um formulário para inclusão de sugestões. O IBP mantém um canal aberto para sugestões, críticas ou dúvidas. Caso tenha outras dúvidas, envie um e-mail para o Fale conosco. Acesse.


Sobre Associados

Tire suas dúvidas sobre associados do IBP.


Quem pode se associar?

Pessoas jurídicas constituídas no Brasil, com natureza de atividade ligada direta ou indiretamente a indústria de petróleo, e pessoas físicas – profissionais que atuem na indústria e estudantes com interesse na área.

Quais são as categorias de associação de empresa?

• Patrimonial: empresas que tenham contribuído para o Fundo Social do IBP;
• Setorial: empresas que tenham atuação exclusiva/concentrada no mercado de petróleo, gás e biocombustíveis;
• Cooperador: categoria destinada à outros prestadores de serviços, consultorias e fornecedores que atendam diversos setores industriais, entre eles o setor de petróleo.

Quais são as categorias de associação individual?

• Profissionais: indivíduos formados e atuantes na indústria ou com interesse em ingressar na mesma.
• Estudantes: de gradução ou pós-graduação, com até 30 anos.

Posso escolher a categoria que minha empresa se enquadra?

Não. As categorias são informadas pelo IBP no momento que a empresa ou o indivíduo aponta seu interesse em fazer parte do quadro de associados.

Posso ser associado na categoria individual se minha empresa é associada ao IBP?

Sim. Como associado individual você tem benefícios específicos que trarão para o seu currículo reconhecimento diferenciado. Além disso, ser um associado individual garante que você participe das atividades exclusivas para os associados individuais independente dos rumos que a sua carreira irá tomar.

Como é o processo de associação?

O processo de associação ocorre em quatro etapas a partir do momento que é apontado o interesse em se associar.
• 1ª etapa: envio do formulário de associação na categoria determinada e dos materiais informativos, por parte do IBP.
• 2ª etapa: devolução do formulário preenchido e assinado pelo indivíduo ou empresa interessado em se associar para a área de Gestão do Relacionamento. O preenchimento de todos os campos do formulário é obrigatório.
• 3ª etapa: aprovação interna pelos gerentes executivos e/ou secretário executivo da associação da empresa ou indivíduo. A etapa dura, em média, de dois a cinco dias úteis.
• 4ª etapa: após aprovação, o departamento financeiro irá processar a emissão e envio do boleto para pagamento da primeira anuidade. Quando o pagamento do mesmo for identificado pelo sistema o solicitante receberá o material de boas vindas e poderá começar a usufruir dos benefícios da associação.

Qual o tempo estimado para finalizar o processo de associação?

• Para o solicitante pessoa jurídica, o processo pode ser finalizado em no máximo quarenta dias, sendo a fase de pagamento a mais longa, visto que o boleto de pagamento da anuidade é emitido com prazo de trinta dias corridos, podendo ser pago antes do prazo estipulado.
• Para o solicitante individual, o processo total leva em média quinze dias, sendo o prazo do boleto de dez dias, também podendo ser pago antes da data de vencimento.

Posso me associar individualmente se minha empresa não é associada?

Sim. No entanto, você desfrutará de benefícios exclusivos para associados individuais e não poderá representar sua empresa em fóruns de discussão. Uma vez que a associação é individual, o associado tem o dever de representar apenas seus próprios interesses.

Iniciei o processo de associação mas não segui adiante. Posso retomá-lo?

Sim. No entanto, se o processo foi iniciado há mais de três meses será necessário reenviar o formulário de associação.

A solicitação de associação pode ser feita presencialmente?

Sim. Se houver interesse em se associar ao IBP, você pode visitar a sede para preenchimento do formulário de associação. No entanto, toda a comunicação sobre o andamento do processo será feito via e-mail e/ou telefone.

Por que devo associar a minha empresa?

O IBP é reconhecido como Casa da Indústria e visa o contínuo aperfeiçoamento e crescimento do mercado, lutando pelos interesses do setor, fomentando discussões e melhorias para a indústria de petróleo no país. As empresas associadas ao IBP representam grande parte da indústria e, estar dentro do IBP, é estar atualizado com as melhores práticas de mercado, tecnologias e inovações, tendências, além de estar em constante diálogo com líderes, técnicos e especialistas do setor. Ser associado é garantia de uma rede de contatos sempre em desenvolvimento, propiciada por meio de ambientes dinâmicos de networking e oportunidades de novos negócios.

Me associar na categoria individual pode acrescentar no meu currículo?

Sim. O IBP, como legítimo representante da indústria de petróleo no Brasil, concentra em um único fórum diferentes discussões em busca de novas soluções técnicas, regulatórias e políticas. Discussões lideradas pelas principais empresas do setor e seus profissionais reconhecidos e de alto conhecimento técnico, promovendo a troca de conhecimento, experiências e boas práticas. Proporcionar um ambiente neutro e estimular essas discussões é um dos objetivos do IBP, permitindo que o associado circule entre profissionais do mercado, acumule conhecimento e experiências.

Os benefícios são diferentes para pessoas físicas e empresas?

Sim. Os benefícios variam entre as diferentes categorias de pessoa jurídica e também na categoria de pessoa física. Para saber mais, entre em contato.

Quais são os benefícios que são oferecidos para todas as categorias ?

Os benefícios comuns em todas as categorias são a representatividade institucional frente a diferentes órgãos, contribuindo para o fortalecimento da indústria; Possibilidade de participação nas comissões que fomentam discussões colaborativas técnicas e setoriais com especialistas sobre temas relevantes para o setor; Networking com as principais lideranças e especialistas do setor; Possibilidade de utilização do Plano IBPPrev, com oportunidades diferenciadas para contratação do Plano Petros de Seguridade Social; acesso exclusivo ao Centro de Informação e Documentação Hélio Beltrão – o acervo mais completo de informações e dados estatísticos, publicações, trabalhos técnicos e arquivos do setor, entre outros. Além disso, associados IBP têm prioridade de inscrição nos eventos gratuitos realizados na sede do Instituto, e possuem descontos em cursos e nos maiores eventos da indústria. Entre em contato conosco para conhecer sua categoria e os benefícios específicos. .

Quais são os custos e as formas de pagamento para se tornar um associado?

As anuidades variam de acordo com as categorias e os benefícios oferecidos para cada uma delas. Os valores são definidos anualmente em Assembleia Geral Ordinária com participação das empresas associadas levando em conta o seu poder de voto. Para consultar os valores de anuidade e as formas de pagamento, entre em contato.

A partir de quando minha associação é válida?

No momento em que o pagamento é computado pelo departamento financeiro do IBP. Assim que é este é realizado, a área de Gestão do Relacionamento envia o material de boas vindas ao IBP.

Qual será o período de validade da minha associação?

O período de associação é de 12 meses, a contar da data do vencimento do boleto referente a anuidade.

Posso cancelar minha associação a qualquer momento?

Sim. A associação pode ser cancelada a qualquer momento. No entanto, o contrato apenas é finalizado no vencimento da anuidade, ou seja, se o associado ingressou ao IBP em janeiro de 2017 e cancelou em julho do mesmo ano, seu vínculo e direitos como associado permancem até janeiro do próximo ano.

O cancelamento tem custo?

Não. O cancelamento não tem nenhum tipo de custo.

O nome da minha empresa será divulgado no site do IBP?

Sim. Como benefício, o IBP oferece exposição das empresas em seu website, com link para o portal da sua empresa, e também na newsletter mensal, de recebimento exclusivo dos associados. Também é feita divulgação na área de notícias do portal.

Não sei se minha empresa é associada ao IBP. Como posso encontrar essa informação?

Todas as informações sobre as empresas já associadas ao IBP podem ser encontradas na aba Quem Somos, na página Empresas Associadas

Quais são os canais de comunicação do Associado?

Todos os canais de comunicação do IBP são voltados para o melhor atendimento possível dos associados. Você pode entrar em contato por meio do Fale Conosco ou por telefone (+55 21 2112.9000).

Se você não encontrou a resposta para a sua dúvida, entre em contato clicando aqui.