Observatório do Setor

Desde o final de 2020, diversas commodities tem observado um crescimento acentuado de seus preços, muitas delas atingindo recordes em quase uma década.

Historicamente, as commodities apresentam uma tendência cíclica. Momentos de alta costumam estar atrelados a um aumento inesperado e persistente da demanda e a uma oferta que não acompanha esse crescimento no curto prazo. Desta forma, o ciclo entra em declínio – com preços descendentes – conforme o gap entre oferta e demanda se reduz.

Cada commodity tem uma trajetória própria de preços, dadas suas condições de mercado. Ainda assim, é possível observar uma sincronia dessas variações, mesmo quando se analisa diferentes grupos – energia vs. alimentos, por exemplo.

É importante ressaltar ainda a influência da taxa de câmbio na volatilidade dos preços, especialmente em países com moedas desvalorizadas em relação ao dólar, a moeda utilizada para negociar a maioria das commodities. O gráfico a seguir compara os índices de preços do Brent em dólar e real, este ajustado pela taxa de câmbio real no período, evidenciando o descolamento das duas curvas em períodos de depreciação cambial.