Notícias

Refletindo a importância da Diversidade, Equidade e Inclusão no mercado de trabalho, especialmente entre as gerações Y e Z, o Young Summit, projeto da Rio Oil & Gas voltado para o público jovem além da indústria de óleo e gás, traz em sua programação um pilar dedicado à temática.

O objetivo do evento, que será transmitido entre 30 de novembro e 02 de dezembro de 2021, é dialogar com as macro temáticas relacionadas a mercado de trabalho, gênero, raça/etnia, acessibilidade/pessoas com deficiência, gerações, LGBTQIA+, socioeconômico e suas interseccionalidades.

A programação

Com um formato de dinâmica de grupo em entrevista de emprego, a sessão “Diversidade no dia a dia das empresas”, no dia 30, trará algumas empresas do setor de O&G para se apresentarem aos jovens e contar quais ações voltadas para a promoção de D&I estão cada vez mais presentes no seu dia a dia e nos seus processos.

O painel terá a mediação de Thalita Gelenske, Fundadora da BlendEdu, e a participação de Daniele Carestiano, Gerente de Pessoas e Organização da Repsol Sinopec; Maurício Santos, Gerente de Relacionamento da Shell; Eduarda Pina, Director Business, Development & Geoscience e Diversity Officer da Total Energies; Jonathan Cardoso, Consultor sobre Inclusão e Acessibilidade; Anna Bárbara, Estudante de Engenharia Mecânica da UFRJ; Vitoria Leal, Pesquisadora de Iniciação Científica da UFAM; e Nick Nagari, Influenciador Digital.

Já no dia 1º de dezembro, o gap regional e econômico será destaque na sessão “Quem disse que é só sotaque?”. Será que a pandemia, a facilidade do home office e a realização de processos seletivos virtuais facilitaram a seleção de pessoas fora do eixo Rio-São Paulo? O quanto a exigência de inglês fluente para posição de entrada impacta nos processos de atração de talentos? O que tem sido feito para atrair, reter e desenvolver essas pessoas?

O bate-papo será mediado por Lia Medeiros, Diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Pessoas da TN Petróleo, e receberá Carla Corina, Pesquisadora de Doutorado em Engenharia Química da UFSC; Mariana Leite, Estrategista de Negócios da Bemol Digital; Eduardo Ramires, Mestrando em Engenharia de Petróleo da Unicamp; e Robert Santana, Estagiário da Cyrela.

A saúde mental também estará em pauta na sessão “Precisamos falar sobre Saúde Mental”, no dia 02, com a presença de Lisandro Gaertner, Gerente Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP; Daniele Jesus, Líder do Programa Trainee da Unilever; Flávio Freitas, Médico do Trabalho da Seadrill; e Marco André Mezzasalma, Psiquiatra. Além de abordarem o tema e o papel das empresas nesse processo, eles vão responder às perguntas que os jovens enviarem pelas redes sociais do IBP.

As inscrições do Young Summit Rio Oil & Gas são gratuitas e podem ser feitas aqui.