Notícias

O IBP recebeu em sua sede nesta quinta-feira, dia 05 de maio, o Senador da República Jean Paul Prates, especialista do setor de energia, membro da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis e Presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia.

A reunião institucional contou com a participação do presidente do Instituto, Eberaldo de Almeida Neto.

Discutiram-se temas ligados à transição energética no Brasil e aos setores de exploração e produção e downstream. Foram abordados, também, segurança jurídica e regulatória, bem como a necessidade da remoção de obstáculos que oneram a economicidade e levam à fuga de investimentos ou à interrupção prematura de projetos produtivos, gerando perdas para empresas, entes públicos e para a sociedade.

Adicionalmente, foram abordadas as externalidades positivas do setor, seu impacto para a sociedade brasileira, em geral, e para os trabalhadores, em particular, considerando o peso da indústria de óleo e gás na economia brasileira e sua capacidade de movimentar cadeias produtivas complexas e de alto valor agregado.

Casos de empresas brasileiras que fornecem para projetos em outros países foram citados como exemplo de que eficiência e sustentabilidade são pontos importantes a serem considerados em qualquer política de desenvolvimento.

Eberaldo enfatizou a grave questão conjuntural enfrentada pelo mundo no setor de energia e a urgência de o Brasil ampliar sua capacidade de atração de investimentos para fazer frente à enorme necessidade de geração de empregos do país.

O IBP se colocou à disposição para contribuir, com o devido suporte técnico, em discussões relacionadas às suas áreas de conhecimento, de forma a gerar impacto positivo para a sociedade brasileira.