Notícias

A contribuição da tecnologia da informação para reduzir os custos de operação da indústria de petróleo e gás é o tema que promete esquentar os debates durante a sexta edição da Petrotic, que acontece no dia 27 de junho, entre 9h às 16h, no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro.

O evento, realizado pela Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ) e apoiado pelo IBP, terá a presença de nomes de destaque na indústria, como o presidente da PPSA, Osvaldo Pedrosa, e do ex-diretor de E&P da Petrobras, José Formigli, atual coordenador do Comitê Técnico da Rio Oil & Gas, que acontece em outubro deste ano.

Voltado para especialistas de TI e integrantes da indústria de petróleo e gás, o evento tem patrocínio de grandes empresas de TI como Intel, AMT e Delphos. A expectativa é que 300 participantes debatam temas os desafios e oportunidades para o pré-sal, a otimização do segmento de E&P pela cadeia de fornecedores, a contribuição da tecnologia para expansão dos processos de perfuração, entre outros.

TI como saída para a crise?

O coordenador da Comissão de Tecnologia do IBP, Manoel Segadas, também executivo da Assespro, ressaltou que a contribuição da TI foi e ainda é fundamental para o desenvolvimento da indústria de óleo e gás. “Se olharmos para os últimos 50 anos, a probabilidade de um poço ser bem-sucedido variava entre 10% e 15%. Hoje, a chance de encontrarmos pré-sal no petróleo já alcança os 50%. Tudo graças às novas tecnologias e ferramentas”, explicou.

Mais informações, acesse a página do evento no site da Assespro.