Notícias

Este mês, a Universidade do Setor de Petróleo e Gás – UnIBP completa três anos de sua criação.  Nascida após a transformação do setor de cursos do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a instituição tem como missão o desenvolvimento da indústria por meio da capacitação dos profissionais atuantes no setor.  Hoje, a UnIBP é referência como instituição de educação em diferentes áreas de conhecimento da indústria de O&G.

A UnIBP vem capacitando profissionais de forma continuada através de trilhas de aprendizagem, pós-graduações e cursos, sempre voltada para a formação de profissionais capazes de aproveitarem as oportunidades imediatas do mercado e atenderem às expectativas das empresas mais exigentes. Seja em cursos In Company ou por meio de cursos livre, os alunos da UnIBP contam com 5 escolas principais: Exploração & Produção, Gás Natural, Midstream & Downstream, Negócios, e Tecnologia e Inovação.

Em comemoração ao aniversário e ao dia do cliente, celebrado no último dia 15, a UnIBP disponibilizou o cupom UnIBP3ANOS. O benefício é válido para inscrições realizadas até dia 30/09 e aplicável para cursos de até 44h de carga horária total.

Confira abaixo a entrevista com a gerente da UnIBP, Karen Cubas.

  • A UnIBP já passou por muitas transformações desde o momento que era o IBP Cursos e se transformou na Universidade do Setor de Petróleo e Gás. Qual é a principal evolução que você percebe de 2018 para cá? 

KC: Desde quando nos tornamos UnIBP muitas transformações ocorreram e uma das principais é a mudança de conceito ao se pensar no próprio desenvolvimento dos cursos. Nos tornamos UnIBP para conseguir pensar em cursos, trilhas e outras soluções educacionais pensando no desenvolvimento dos profissionais da indústria, ou seja, não pensamos apenas na criação de cursos isolados, que vão desenvolver competências limitadas.

Nosso objetivo maior é, junto com as empresas associadas, mapear os gaps (gargalos) dos profissionais e desenvolver um ecossistema de aprendizagem onde possamos pensar no desenvolvimento de diversas competências profissionais por meio de cursos encadeados que ofereçam principalmente uma evolução de produtividade ao final da participação nas jornadas de aprendizagens propostas.

  • A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de uma série de adaptações, sabemos que a UnIBP já estava testando vários formatos e se estruturando de acordo com as novas tendências voltadas para o mundo virtual. A pandemia acabou acelerando cada vez mais esses projetos, que mudanças você destacaria para a UnIBP e o mercado de educação?

KC: Fizemos adaptações no nosso ambiente virtual de aprendizagem, utilizamos o moodle (plataforma de ensino), com o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência dos usuários para que eles não sentissem tão bruscamente as mudanças do presencial para o virtual. Com isso adotamos, em grande parte de nossos cursos, a modalidade ao vivo e online, assim a experiência de networking entre alunos e professores continua acontecendo de forma permanente.

Incluímos também a figura do mediador em nossos cursos, eles são responsáveis por garantir a interação entre professores e alunos, auxiliando os alunos com dificuldades de acesso, além de ajudar os professores da UnIBP com questões ligadas a tecnologia. Nossos canais de suporte foram ampliados e as funções de ambiente virtual de aprendizagem automatizadas para que a comunicação entre nós, alunos e professores, fique cada vez mais fluida e intuitiva.

  • Em um cenário de curto e médio prazos, quais são as áreas de interesse que podemos prever que terão mais procura? E quais são as perspectivas para a UnIBP nos próximos anos? Novidades, planejamento, o que poderíamos esperar?

KC: As áreas de interesse de maior procura da UnIBP são as de inspeção de equipamentos e as áreas referentes ao upstream e ao downstream, mas vemos uma crescente procura pelas áreas de tecnologia e inovação e temas relacionados a mudanças climáticas e ESG.

Para os próximos anos seguiremos aprimorando nosso portfólio com temas atuais e urgentes da indústria que podem ser transformados em cursos. Também estamos prevendo o uso de mais tecnologia, como simuladores e experiências imersivas utilizando machine learning. No radar, temos novas parcerias em andamento para enriquecer cada vez mais os nossos cursos e nossa marca, com parceiros educacionais estratégicos com expertises que complementam as nossas.

O nosso objetivo é que toda a indústria conheça e reconheça a UnIBP como a principal Universidade do setor e nos acionem a todo momento para, através de nossas soluções educacionais, melhorar a produtividade das empresas que atuam no segmento.