Notícias

Inscrições se encontram abertas no site da Universidade

A UnIBP, Universidade Setorial de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, abre inscrições para cursos de ensino a distância (EAD) com foco na capacitação técnica de profissionais do setor de O&G. As turmas    terão início em junho. As inscrições já se encontram abertas no site.

As aulas de “Implementação da Lei Geral de Proteção de Dados em O&G começam em 16 de junho. Os cursos de “Direito na Industria de Petróleo e Gás Natural”, “Inspeção em Caldeiras” e “Básico em exploração e produção de petróleo e gás natural” estão programados para 23 de junho. A turma de “Geopolítica do Petróleo” ocorre em  30 de junho.

Já os cursos de Engenharia de Petróleo para Não Engenheiros de Petróleo, Fundamentos do Gás Natural, Introdução à Produtividade de Serviços e Mercado de Gás Natural, iniciadas semanalmente toda terça-feira, serão videoaulas gravadas com tempo estipulado e estarão disponíveis posteriormente no site do IBP de acordo com a carga horária de cada curso.

“Desejamos promover ampla qualificação para apoiar o desenvolvimento da indústria, a formação de uma nova geração de profissionais conectados com inovações e tendências e proporcionar que nossos cursos sejam um relevante apoio para otimizar oportunidades imediatas de emprego em convergência com as demandas de mercado”, analisa Karen Cubas, gerente do UnIBP.

Cursos

Junho

  • Geopolítica do Petróleo: apresenta as principais nuances do mercado global de energia, os fundamentos das fontes energéticas fósseis e renováveis, o desenvolvimento do setor de O&G, bem como o papel do Brasil no mapa mundial da indústria. Serão apresentados fatos históricos e conceitos geopolíticos, desde a origem da indústria de petróleo até os dias atuais, sem deixar de abordar as tendências para o futuro do mercado. Aulas com duração total de 21 horas.

 

  • Implementação da lei geral de proteção de dados em O&G: descreve as etapas necessárias para atender aos requisitos da Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e que entrará em vigor em agosto de 2020. Por meio de exemplos práticos, os participantes terão o entendimento adequado das mudanças relacionadas ao tratamento de dados, passando pelas atividades de coleta, armazenamento, utilização e compartilhamento. Entre os principais objetivos, destacam-se: orientar sobre a manutenção de estrutura de governança: definição de responsáveis, funções e objetivos; planejar o controle de dados e a gestão do tráfego de informações; e elaborar, avaliar e ajustar as políticas que envolvem a privacidade de dados na organização. Aulas com duração total de 8 horas.

 

  • Direito na Indústria de Petróleo e Gás Natural: foco nos impactos das transformações geopolíticas no ambiente regulatório e tributário de negócios relacionados aos segmentos de upstream, midstream e downstream no Brasil e no mundo. Aborda a indústria do petróleo sob a ótica dos contratos entre empresas, os aspectos tributários, o direito ambiental e as questões jurídicas envolvidas na cadeia de exploração e comercialização do gás natural. Ao final do curso, realizado em 5 módulos, o aluno terá um conhecimento amplo de como a indústria de O&G está estruturada juridicamente no Brasil, as recentes mudanças dos modelos de contratos e os impactos reais dessa estrutura para o seu negócio. A carga horária das aulas é de 33 horas.

 

  • Inspeção em caldeiras: proporciona uma visão 360˚ sobre caldeiras, abordando o tratamento da água de alimentação, operação e controle, princípios da termodinâmica e transmissão de calor ligados aos fenômenos de geração de vapor. O curso tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre calibração de válvulas de controle, normalização aplicada à segurança, meio ambiente, projeto e manutenção. Os alunos participarão de discussões de casos reais, associados a acidentes envolvendo caldeiras, suas causas e aprendizados, bem como a normalização aplicada à segurança, meio ambiente, inspeção, manutenção e projeto de deste equipamento. A carga horária das aulas é de 32 horas.

 

  • Básico em Exploração & Produção de Petróleo e Gás Natural: apresenta um overview técnico e gerencial qualificado sobre o segmento de E&P no Brasil. Aborda de maneira simples, completa e atualizada os pontos críticos na gestão de negócios imersos no setor e as questões regulatórias e ambientais que exigem atenção das equipes atuantes neste contexto. Como destaques, a programação aborda as últimas atualizações nos processos de licitação de blocos, modelos de contratos e política de conteúdo local, bem como as modernizações técnicas demandadas pelo desenvolvimento da atividade produtiva na camada do Pré-Sal. A carga horária é de 40 horas.

 

Videoaulas

  • Engenharia de Petróleo para não Engenheiros de Petróleo: desenvolvido para colaboradores da indústria do petróleo, que não sejam engenheiros do setor e desejam ampliar conhecimento sobre o assunto. Oferece ao aluno uma visão completa sobre as fases de exploração e produção, com versatilidade da modalidade E-Learning. Aulas com duração total de 16 horas e o conteúdo online disponível por 20 dias.

 

  • Fundamentos do Gás Natural: aborda uma visão geral sobre as atividades da cadeia de gás natural, além de apresentar os desafios e oportunidades do mercado brasileiro e os motivos do gás ser considerado um combustível de qualidade superior. O curso apresenta os principais aspectos que agregam valor aos produtos produzidos por meio do gás e as novas utilizações e possibilidades de suprimentos do produto, considerando o aumento da produção e oferta do pré-sal. A carga horária total será de 8 horas e o conteúdo online disponível por 15 dias.

 

  • Introdução à Produtividade de Serviços na Indústria de Processos: apresenta os principais conceitos e fundamentos para alcançar a alta produtividade na realização de serviços ligados à indústria de processo. Serão debatidas as formas de desperdício e possibilidades de redução das perdas, a dinâmica do surgimento das demandas em plantas industriais e processos eficazes de execução, como a contratação de serviços pode impactar na produtividade dos trabalhos e técnicas do conceito de matriz de priorização. Aulas com duração total de 8 horas e o conteúdo online disponível por 15 dias.

 

  • Mercado de Gás Natural: aborda os conceitos básicos sobre o mercado de gás natural no Brasil, comparando com o mercado mundial. O curso apresenta uma análise sobre as perspectivas brasileiras para o futuro deste combustível, passando por discussões sobre as novas utilizações e possibilidades de fornecimento do insumo. Aulas com duração total de 16 horas e o conteúdo online disponível por 20 dias.

 

Experiência Imersiva

  • Fundamentos da Gestão de Risco Operacional: apresenta os conceitos fundamentais de gestão e avaliação de riscos, por meio de uma experiência imersiva que utiliza desafios gamificados e integra metodologia e tecnologia. Além disso, o curso simula situações cotidianas com exemplos próximos da realidade, proporcionando que o aluno possa identificar riscos, realizar estudos de segurança e analisar os resultados obtidos. Aulas com duração total de 1 hora e o conteúdo online disponível por 60 dias.