Notícias

A análise de riscos é fundamental para a gestão de processos de uma empresa, especialmente no segmento de petróleo e gás, onde as atividades envolvem alto nível de complexidade. Dessa forma, a UnIBP – Universidade do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – está com inscrições abertas para o curso de Gestão de Risco com o Método Bow Tie, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho, na sede do instituto, no Rio de Janeiro.

De acordo com Fernando Saldanha, diretor da PS Engenharia de Produção e professor do curso, o método bow tie complementa outros métodos de análise de risco. “O bow tie é um tradutor da análise de risco. É um diagrama genérico onde você aplica tudo o que pode fazer o risco se concretizar e o que acontece se o risco se concretizar”, explicou o professor.

Uma das principais vantagens do método é representação gráfica de como a análise de risco está sendo feita, o que facilita a compreensão e agiliza o processo de julgamento e a tomada de decisão. Além disso, pode ser aplicado em diferentes níveis de atividade e em qualquer segmento de mercado.

Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido competências como raciocínio lógico e estruturado do processo de gestão de risco de acordo com a ISO 31.000, além da estruturação e documentação do mesmo procedimento com o método Bow Tie.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de junho e os associados do IBP tem desconto. Participe!