Notícias

Por meio do convênio assinado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a Junior Achievement, os mais de 130 voluntários inscritos para participar da Trilha Empreendedora 2018 já estão prontos para atuar em sala de aula. Ao longo do mês de junho, eles terão a experiência de orientar alunos do segundo ano das 11 escolas de ensino médio do Rio de Janeiro que participam dessa etapa do projeto, utilizando como base a metodologia da Junior Achievement.

Na edição 2018, a Trilha Empreendedora atenderá alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, com uma sequência estruturada de programas nos eixos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho da Junior Achievement. Os programas são aplicados pelos professores, com apoio de voluntários de 14 empresas do setor de óleo e gás, associadas ao IBP (Aker Solutions, BP, Chevron, Ipiranga, Petrobras, QGEP, Repsol Sinopec, Equinor, Shell, Wilson Sons, Total, Weatherford, Karoon e Supergásbras).

Neste primeiro semestre, será aplicado o programa Conectado com o Amanhã, que possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre o futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre as competências comportamentais desejadas no mundo de trabalho. Já no segundo semestre serão aplicados outros dois programas, o Habilidades para o Sucesso, focado no aprendizado de habilidades para buscar e se capacitar para um emprego e o Empresário Sombra por um Dia, que dá oportunidade aos estudantes de vivenciar a rotina de trabalho de um profissional da área de seu interesse.

“A mobilização de mais de 100 pessoas de diferentes empresas nessa segunda edição do Trilha Empreendedora reflete o trabalho de anos das companhias na conscientização da Responsabilidade Social na gestão dos negócios. A grande surpresa, porém, ficou a cargo da sinergia entre funcionários de empresas concorrentes em uma causa de grande importância social”, disse Carlos Victal, Gerente de Sustentabilidade do IBP.

Este ano, a Trilha Empreendedora pretende impactar 2.300 alunos da rede pública estadual, beneficiando 24 escolas em 10 municípios do estado.

Saiba mais em: jarj.org.br/trilha-empreendedora.