Notícias

Autores: Peter Howard Wertheim e Dayse Abrantes
hwpeter15@gmail.com

O sucesso dos Testes de Longa Duração (TLDs) no Campo de Mero do Bloco de Libra localizado na camada de pré-sal da Bacia de Santos em águas de 6.500 pés de profundidade de água, inaugurado em novembro de 2017, será o destaque da OTC Brasil, entre 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro.

Muitos novos conceitos de projetos foram executados a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro pelo FPSO Pioneiro. Ele foi equipado para adquirir dados dinâmicos de reservatórios e reinjetar produção de gás, minimizando emissões de CO2 (44%, comparado a 29% dos campos vizinhos), além de pré-lançar linhas flexíveis para antecipar a produção do poço.

O início da produção no poço foi antecipado em 43 dias e o Pioneiro é capaz de processar até 50.000 barris/dia e 4 milhões de metros cúbicos/dia de gás associado.

Nos próximos, anos, devido a novas tecnologias instaladas no Pioneiro, o FPSO será capaz de instalar até quatro sistemas de produção e cada sistema Libra será capaz de produzir até 180.000 barris de óleo/dia. Contribuirá para mais segurança e eficiência no desenvolvimento de futuros projetos em águas ultraprofundas da indústria de óleo e gás.

O consórcio é liderado pela Petrobras (40%) em parceria com a Shell (20%), Total (20%) e as empresas chinesas CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%).

Os planos também incluem adicionar quatro grandes FPSOs com capacidade de 150.000 barris/dia. São cerca de 16 poços programados para cada FPSO (8 produtores e 8 com injetores de água alternados com gás).

Libra, uma das maiores áreas de exploração no mundo, deverá produzir 1.4 milhões barris de óleo/dia até 2021.