Notícias

Com mais de 550 trabalhos técnicos apresentados em sua última edição, o Congresso da Rio Oil & Gas, maior evento de óleo e gás da América Latina, encerra no próximo dia 07 de outubro a fase da chamada de trabalhos para sua próxima edição, em 2022. A conferência, que é reconhecidamente a maior plataforma de negócios e conhecimento da indústria, será realizada entre 26 e 29 de setembro de 2022, em um formato híbrido – e inédito -, com parte da programação online e parte presencial, diretamente do Píer Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.

As propostas de trabalhos e cases técnicos devem estar alinhadas  aos quatro eixos temáticos do Congresso: Gás Natural e Energia, Midstream e DownstreamUpstream e Futuro da Indústria de O&G detalhados no temário da Edição 2022. Dentro de cada temática selecionada, os autores poderão ainda escolher um dos conteúdos transversais classificados como “temas de destaque”: ESG, Transição Energética e Transformação Digital.

 

Saiba tudo sobre a reta final da chamada de trabalho:

Quem são os avaliadores?
O Comitê Técnico é composto por profissionais da indústria de O&G, com qualificação profissional e experiência reconhecida na especialidade do tema a ser conduzido.

Já o Comitê Avaliador, que atualmente conta com mais de 350 voluntários, é anônimo e constituído por membros da comunidade técnica, acadêmica e profissionais da indústria, altamente qualificados e com experiência reconhecida na especialidade do assunto do trabalho para qual foi selecionado como avaliador.

Para fazer parte do Comitê Avaliador é necessário ter qualificação e experiência na indústria de O&G, aderência ao temário do evento e ser aprovado pelo Comitê Técnico. Interessado? Entre em contato com a área de congressos pelo e-mail: congressos@ibp.org.br

Como funciona a avaliação?
Dentro de cada eixo temático, cada grupo do Comitê Técnico, identifica e encaminha os trabalhos para a dupla de avaliadores do mesmo eixo temático (avaliação por partes). Para garantir a transparência e imparcialidade do processo, os avaliadores são conhecidos somente pelo Comitê Técnico. Na primeira fase do processo, os avaliadores não têm acesso aos nomes dos autores dos textos que estão analisando (avaliação às cegas). Avaliações às cegas e por pares garantem a integridade e segurança da análise, valoriza a diversidade de opiniões e garantem também que a qualidade do trabalho esteja alinhada aos critérios definidos pelo Comitê Técnico.

Após o recebimento inicial das sinopses, o Comitê Avaliador emite o parecer técnico sobre os conteúdos apresentados. Na segunda fase, os textos completos são apresentados.

O Comitê Técnico, a partir das análises do time de avaliadores, define o programa completo do Congresso.

Quais são os critérios avaliados nos trabalhos?
Para as sinopses estendidas os critérios são: Qualidade do conteúdo e atualização do assunto; Relevância da contribuição para a indústria de O&G, biocombustíveis e energias alternativas: apresentação de propostas que tragam inovação e melhorias para as práticas do segmento, originalidade e clareza, organização, qualidade da redação e coerência entre título e conteúdo.

Enquanto para os trabalhos finais as prerrogativas são as mesmas das sinopses mais a organização do texto, ilustrações e tabelas (legíveis, completas e corretas), referências bibliográficas e créditos.Nos dois casos, existem atributos com pontuações adicionais.

Como submeter meu trabalho e/ou case de sucesso?
A submissão das propostas deverá ser feita na área do autor do site do evento. Acesse e confira o guia com as informações sobre o temário, datas e orientações sobre o envio de sinopses. O prazo encerra no dia 07 de outubro de 2021.

Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados nos formatos presenciais e digitais. Eles concorrerão a menções honrosas e serão publicados na biblioteca online do IBP, com registro ISSN e DOI, e em bibliotecas de universidades e empresas parceiras, podendo ainda ser indexados em bases científicas internacionais. Os autores também poderão concorrer ao prêmio Plínio Cantanhede, entregue ao melhor trabalho técnico apresentado no congresso.