Notícias

A presença da comunidade técnica marcou o 1º Encontro de Especialistas de Instrumentação, que aconteceu na última quarta-feira, dia 1º de agosto, na sede do IBP, no Rio de Janeiro. Cerca de 60 profissionais se reuniram para discutir as melhores práticas para detectores de gás e chamas e as tecnologias que podem ser empregadas para garantir a eficácia destes sistemas.

Os palestrantes apresentaram as metodologias de detecção de gás fundamentais para indústria, principalmente nos quesitos de segurança e SMS e, que, independente do segmento de aplicação, o uso da tecnologia nestes sistemas contribui para a redução de custos com instalação e manutenção de equipamentos. Outros ganhos com o uso da tecnologia incluem a economia de custos, a otimização da infraestrutura e a comunicação mais ágil.

Para Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP, é importante destacar a presença da comunidade de instrumentação e automação nessas discussões que traz a realidade de outros segmentos industriais para dentro do contexto do setor de óleo e gás, tendo a tecnologia como fator de integração. “O inovador da tecnologia é permitir achar a solução de um problema em outra indústria”.

O evento contou com a participação de José Manuel Gonzalez Tubio Perez, consultor sênior da Petrobras, Luiz Ricardo Dinardi, Gerente regional da 3M e Jonathan Torres Oliveira, analista da MSA do Brasil.