Notícias

Como tema e desafio prioritário na sociedade e na agenda da indústria de óleo, gás e energia, Sustentabilidade e Clima são assuntos que não poderiam ficar de fora da programação do Young Summit Rio Oil & Gas, evento inédito promovido pelo IBP, entre 30 de novembro e 2 de dezembro, voltado para jovens profissionais e estudantes.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), como uma Instituição que fomenta uma indústria ética e sustentável, acredita que a preservação com o meio ambiente e a adoção de práticas de ligadas a agenda ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) estão entre as bases para que se atinja uma sociedade mais sustentável, sem comprometimento das gerações futuras e com resultados melhores ao longo do tempo.

A programação conta com palestras especiais para você desvendar termos como GEE (Gases de Efeito Estufa), ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), CCUS (Captura de Carbono, Utilização E Armazenamento), NBS (Soluções Baseadas na Natureza) e Net Zero Emission (Emissões Líquidas Zero), todos ligados ao pilar.

Confira a programação do pilar de Sustentabilidade

A sessão “As Transformações da Indústria de O&G”, no dia 30, vai apresentar as expectativas da indústria para o futuro, onde os combustíveis de origem fóssil terão que compartilhar espaço com novos insumos energéticos, em uma transição para uma nova economia verde. O bate-papo terá a participação de Jorge Camargo, Conselheiro do IBP, Marco Aurélio Fonseca, VP de Sustentabilidade da Ocyan, Sofia Euthymiou, Gestora de Projetos Globais de Soluções Renováveis da Shell Brasil, e mediação de Roberto Vianna, Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios da Equinor.

No dia 1º de dezembro, a transição energética e a descarbonização das operações são os temas principais da sessão “Protagonismo da indústria na transição energética e descarbonização”. Com a mediação de Raquel Filgueiras, Economista Sênior do IBP, o debate conta com a presença de Filipe Segantine, Gerente de inovação e Sustentabilidade da Prumo Logística, Bruna Mascotte, Sênior Partner da Catavento Consultoria, Priscila Moczydlower, Secretária de Sustentabilidade da SPE Seção Brasil, e Tiago Jacques, Assessor de Meio Ambiente da Agência Nacional de Pertoleo (ANP).

No dia 2 de dezembro, o último painel sobre sustentabilidade coloca em pauta “O Futuro da Energia e do Clima no Rio de Janeiro”, o bate-papo abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial os ODS 7 e 13, e como o Rio de Janeiro pode ser protagonista nesse assunto. Com Felipe Botelho, Especialista de Análise Econômica e Regulatória do Setor de Gás Natural, Petróleo e Energia Elétrica do IBP na moderação, o encontro recebe os convidados Andrea Lopes, Especialista em Sustentabilidade da Firjan, Fernanda Moraes Diniz, Gerente de Desempenho em emissões e eficiência energética da Petrobras, Geiza Rocha, Secretária Geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio da Alerj e Pedro Ninô, Analista de Pesquisa Energética da EPE.

O Young Summit é um evento online e gratuito, que será realizado na plataforma exclusiva da Rio Oil & Gas.

Clique aqui para fazer sua inscrição.