Notícias

Para debater a aplicação dos direitos humanos no sistema de gestão de negócios e processos das organizações, o IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, realiza no dia 9 de novembro, de 9h as 18h, no Rio de Janeiro, a sétima edição do Seminário de Responsabilidade Social.

O evento, realizado por meio da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto, terá painéis voltados para debater os Princípios Orientadores da Organização das Nações Unidas (ONU), mecanismos de reclamação comunitária, a importância dos direitos humanos na cadeia de fornecedores, entre outros temas – voltados tanto para o setor privado como público.

Um dos palestrantes do evento, o consultor do Business for Social Responsibility (BSR) Antonio Carlos Albuquerque, destaca a importância da discussão para a indústria de óleo e gás no Brasil. “Iniciativas como esta são de fundamental importância para que as empresas, órgãos regulares e demais atores envolvidos no setor possam compartilhar experiências, identificando oportunidades e gerenciando riscos em seus negócios e operações”, afirma.

O consultor, que estará no painel “Direitos Humanos na Cadeia de Fornecedores”, lembra ainda que a questão de direitos humanos na cadeia de fornecedores é um desafio para várias empresas. “É preciso que saiam da visão de níveis de cadeia (tiers) e passem a olhar o grau de risco em toda a cadeia. Essa nova visão permite que as operações definam prioridades de temas e planejem ações para minimizar os riscos em sua cadeia e em assuntos como ambientes seguros no trabalho, segurança no trabalho, trabalho forçado, reassentamentos, discriminação, liberdade de associação, acesso a informações, entre outros – que fazem parte de princípios e conceitos internacionais como os da ONU e que abrangem”, ressalta.

Quer conhecer outros palestrantes? Confira a programação do evento.

Ainda não se inscreveu? Clique aqui e garanta sua vaga. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.