Notícias

Para discutir a evolução do mercado brasileiro e as oportunidades do setor no país, o IBP realiza nos dias 26 e 27 de julho a 17ª edição do Seminário de Gás Natural. O evento, que neste ano terá como tema “Repensando a Indústria em um Novo Cenário”, contará com a presença de importantes executivos, consultores e acadêmicos do setor em palestras que trataram de temas relevantes.

Entre os nomes já confirmados estão Álvaro Ferreiro Tupiassú, gerente geral de Compra de Gás Natural e Comercialização de GNV da Petrobras, Leonardo Moreira Junqueira, CEO da Repsol Brasil, Renato de Andrade Costa, CEO da TBG, além de Pedro Zinner, CEO da Parnaíba Gás Natural. Conheça a programação.

Dentre os assuntos a serem abordados, estão o novo cenário de gás no país com os desinvestimentos da Petrobras, a necessidade de ajustes na regulação, as oportunidades geradas pelas descobertas do pré-sal, além de transporte, GNL e geração térmica.

Para Jorge Delmonte, gerente de Gás Natural do IBP, o mercado brasileiro vive uma fase de transição, com a possibilidade do ingresso de novos atores diante da venda prevista de ativos da Petrobras na área de gás, em especial no caso de gasodutos.  “O setor está numa fase de mudança e esse será o foco principal dos debates durante o seminário”, disse. Outro destaque, afirma, é a geração termelétrica, que tende a se manter como importante fonte na matriz brasileira.

Delmonte ressalta que o gás é o combustível de transição para uma economia de baixo carbono. Isso porque ele é, dentre os combustíveis fósseis, o mais limpo, com menor nível de emissões. Atualmente, o gás natural representa 24% da matriz energética global. A expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.

Inscreva-se!