Notícias

O Rio de Janeiro recebe de 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, maior evento sobre Geociências da América Latina, apoiado pelo IBP e realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). O congresso tem como objetivo integrar academia, empresas, profissionais e também a sociedade, por meio de palestras, debates, cursos e eventos paralelos.

A programação do congresso inclui a participação de especialistas brasileiros e de outros países como Estados Unidos, Portugal, Argentina, Austrália, Noruega e Alemanha, além de uma sessão especial no Museu do Amanhã, exposição, concurso de fotografia e minicursos, mediante inscrição com pagamento de taxa.

O tema dessa edição “Geologia: Conhecer o Passado para Construir o Futuro”, destaca os impactos positivos para o setor de Geologia, com ampliação do mercado de trabalho para geólogos e geocientistas, após as recentes rodadas de leilão do pré-sal, com a palestra magna de Décio Oddoni, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Para Hernani Chaves, presidente da SBG-Núcleo RJ/ES e do Congresso, o evento será uma oportunidade para se discutir as grandes questões em torno do desenvolvimento da Geologia hoje no país. “Nos setores de petróleo e gás e de mineração a expectativa pelo equilíbrio econômico do país e a retomada do crescimento trazem esperança de melhores oportunidades neste setor”, completa.

Além das oportunidades de investimento nos setores de óleo e gás e geologia, o congresso também vai debater a questão de segurança no trabalho dentro das mais diversas áreas de atuação dos profissionais. “O debate representa uma grande oportunidade de corrigir e traçar estratégias para sanar e mitigar a questão de acidentes, visando um esforço em conjunto com profissionais da área”, ressalta o diretor-secretário do Núcleo RJ da SBG, Flavio Erthal.

A expectativa da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) é reunir cerca de 4 mil profissionais (da indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de agosto pelo site. Após esta data, diretamente no local, durante o evento.

 

Mais informações:

49º Congresso Brasileiro de Geologia – https://www.49cbg.com.br/
De 20 a 24 de agosto de 2018 no Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ
Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) – http://www.sbgeo.org.br/