Notícias

O conflito na Ucrânia levou a um novo capítulo na geopolítica mundial e no setor de petróleo e gás. O impacto nos preços, que já vinham sendo pressionados desde a pandemia, o papel dos combustíveis fósseis na segurança energética e a importância da Rússia no mercado energético são os destaques no infográfico produzido pela área de Análise Econômica do IBP e disponibilizado no Observatório do Setor, seção no site do Instituto que reúne materiais, análises, mapas e snapshots sobre o setor.

O material apresenta dados e aborda possíveis desdobramentos para o mercado de petróleo e gás considerando que a Rússia é, atualmente, o segundo maior produtor de gás natural do mundo com 74% das exportações deste energético destinadas à Europa. O infográfico aborda ainda os principais desdobramentos e desafios que se colocam para o setor brasileiro de O&G com ênfase no aumento da participação das fontes renováveis e na questão da garantia do suprimento de energia para a sociedade em geral.

Confira aqui o material completo.

Sobre o Observatório do Setor

O Observatório do Setor tem o objetivo de reunir, em um só lugar, análise e inteligência de dados da indústria de óleo e gás, de forma gráfica, objetiva e didática. O Snapshots são painéis gráficos sobre diferentes temas do setor, priorizando a didática e a acessibilidade para facilitar a interpretação. Já as Análises reúnem materiais mais aprofundados como artigos e publicações diversas. Enquanto o Monitor, atualizado periodicamente com informações do mercado, reúne por categoria dados como quantidade mensal de produção de barris, capacidade de refino, variação do preço dos barris Brent e WTI, entre outros.

O Observatório também oferece aos usuários recursos como projeções, mapas mentais e infográficos, indicadores, além de mapas interativos sobre a tributação no mercado de combustíveis e gás natural, e compilação de dados do setor.