Notícias

As boas práticas na área de SMS – Saúde, Meio Ambiente e Segurança, especialmente com foco no trabalhador, foram destaque durante o Seminário de SMS e Energia da Cadeia Produtiva de Pavimentação Asfáltica 2015, realizado no dia 20 de outubro, no Rio de Janeiro. Promovido pelo IBP, o evento reuniu especialistas da cadeia produtiva de pavimentação asfáltica, além de médicos do trabalho e líderes de empresas.

Um dos palestrantes, Marcelo Verdi, Técnico de segurança do trabalho na Concessionária CCR NovaDutra, falou sobre o desafio de combater o desconhecimento das empresas em relação aos direitos do trabalhador. “Ainda tem empresa que liga e pergunta o que é treinamento admissional, por exemplo”, explicou, ressaltando a importância desse processo: “ele torna o trabalho mais seguro, produtivo, melhora a qualidade final e evita o retrabalho”.

Na mesa de abertura, a aluna de pós-doutorado da COPPE/UFRJ, Leni Figueiredo Leite lembrou os desafios enfrentados pelo Grupo de Trabalho do IBP, criado em 2005. “Existem muitos desafios na área, mas estamos indo bem. Realizamos workshops anualmente, com participação da cadeia produtiva. Juntos, conseguimos fazer um trabalho de maior proteção para pessoas, meio ambiente, redução de emissões e melhora da saúde”, disse.

Acesse a galeria de fotos do evento clicando aqui e faça o download das apresentações dos palestrantes.

Confira o vídeo do evento abaixo: