Notícias

A previsão do crescimento da indústria de petróleo e gás para os próximos anos, com o aumento da oferta de emprego e o recebimento de expatriados, aponta para a necessidade da integração do setor com os órgãos governamentais responsáveis pela segurança pública. Dessa forma, a comissão de SMS do IBP realizou uma reunião, no dia 05 de junho, na sede do instituto, com o Secretário de Estado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel PM Rogério Figueredo de Lacerda, para discutir os atuais projetos da polícia militar do Rio de Janeiro para segurança do estado.

A reunião, que também contou com a participação do secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, teve como objetivo consolidar o relacionamento das empresas do setor de óleo e gás, que operam no estado, com a Secretaria de Estado de Polícia Militar para avaliar como poderão se planejar para esse momento de retomada da indústria, no que diz respeito à segurança das operações.

Durante a reunião, o Coronel Figueredo destacou o projeto “Linha Direta”, que permite o contato direto de estabelecimentos comerciais e industriais com a sala de operações do batalhão da área em casos de situações de risco. O piloto desse projeto será implementado na área do 15º batalhão, em Duque de Caxias, região onde a incidência de derivação clandestina, como são classificados os furtos de óleo e derivados, tem aumentado nos últimos meses.

O secretário também ressaltou que tanto os batalhões como a secretaria da polícia militar são um canal de comunicação aberto para a troca de informações com as empresas do setor de petróleo e gás. “O recado que posso passar é que podem contar com a polícia militar, vamos fazer reuniões, vamos trocar informações, vamos fazer com que os atores se aproximem e deem a resposta necessária para cada cenário, para cada necessidade da indústria.”

Cerca de 20 profissionais da área de segurança das empresas associadas ao IBP participaram da reunião. Os interessados em fazer parte de alguma comissão do instituto, podem entrar em contato com a área de relacionamento.