Notícias

Tendo em vista a saída antecipada do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, o IBP gostaria de agradecer suas relevantes contribuições para a transformação da indústria de óleo e gás no Brasil nos últimos anos e reforçar a importância da continuidade de uma agenda de transformação para os próximos anos.

A atuação do Décio à frente da Agência desde 2016 marcou a retomada do setor, por meio de diversas iniciativas, tais quais o retorno dos leilões de blocos exploratórios e a introdução de um calendário fixo de rodadas – medidas essenciais à previsibilidade de investimentos por parte da indústria.

Ainda contribuiu para importantes avanços na competitividade do setor, como a revisão das regras obrigatórias de conteúdo local, o estímulo à abertura do mercado de gás e à maior competição no refino.

Essas e outras mudanças em curso representam uma melhora substancial no ambiente de negócios, traduzindo-se em mais investimentos, geração de empregos, renda e pagamento de tributos.

A dimensão das mudanças em curso nas áreas de gás natural e refino vai demandar uma atuação ainda mais forte e dinâmica da ANP. O IBP entende ser essencial dotar a Agência de recursos humanos e materiais necessários para atuar com segurança e celeridade nos processos, garantindo um ambiente institucional que possa atrair novos investidores, manter a confiança do mercado e reforçar o crescimento da indústria de O&G no Brasil.

O IBP reitera seu compromisso em contribuir para os avanços regulatórios da indústria de óleo e gás, sempre calcados em critérios técnicos, transparentes e que estimulem a competição.