Notícias

Em painel realizado no segundo dia da conferência, em conjunto com a OTC Brasil, especialistas falaram sobre as oportunidades para o mercado de transporte de gás offshore no Brasil.

O aumento do número de campos operados por diferentes empresas motivou o debate, que teve como destaque a regulamentação adequada para o novo cenário do segmento de transporte. Kjetil Solbraekke, vice-presidente para a América Latina da Rystad Energy, lembrou que, no Brasil, o preço do gás é cinco vezes mais caro devido à infraestrutura e ainda acrescentou que “vai depender da legislação para saber quem aproveitará melhor as oportunidades. O Brasil tem a chance de regulamentar corretamente”.

Para o vice-presidente de marketing da Subsea 7, Paulo Cesar Martins, o Brasil deve se preparar para a recuperação do mercado. “Estamos no caminho certo em relação à regulamentação, mas precisamos aprimorá-la para suprir a demanda interna de produção de gás que cresce no Brasil”, afirmou.

Profissional do Futuro lota auditório com debate sobre mercado de trabalho

No segundo dia da Rio Pipeline 2017, o programa “Profissional do Futuro“, voltado para promover, atrair e integrar estudantes à indústria de petróleo e gás, lotou o auditório de universitários e reuniu especialistas de recursos humanos e da indústria para falar sobre o mercado de trabalho.

Organizado pelo Comitê Jovem do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a primeira sessão do Profissional do Futuro teve a participação do Chairman da OTC, Wafik Beydoun, que reforçou a importância de habilidades além da área técnica para o sucesso profissional. “É muito importante desenvolver o lado com o qual você não está acostumado a lidar. Comportamento e comunicação, por exemplo, não são práticas que se aprendem na faculdade, mas são tão importantes quanto”, enfatizou.

Para a headhunter e sócia da consultoria UpHill, Alessandra Simões, é preciso pensar na carreira de maneira estratégica. “O aluno precisa investir nele agora, enquanto está na faculdade, e características como comunicabilidade e atitude estão sendo muito procuradas em possíveis candidatos”, conta.

O aluno da UFF Cristiano Pereira e membro do Comitê Jovem do IBP, que esteve na plateia da edição 2015,  voltou este ano como palestrante para contar como a visão do mercado mudou depois da experiência. “Eu não passei na minha primeira entrevista por ser muito tímido. Hoje, depois do que aprendi em eventos como esse, como sobre a importância do networking, minha carreira tomou outro rumo e estou aqui falando para jovens que podem mudar também”, lembra.

A Rio Pipeline conta com o patrocínio da Petrobras; Rosen; Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG); Nova Transportadora do Sudeste (NTS); Mattos Filho Advogados; e Tory-Tech.

O evento termina nesta quinta-feira, dia 26, no Riocentro, Rio de Janeiro.