Notícias

O Brasil vem dando significativos passos em direção à promoção da abertura e do desenvolvimento do mercado de gás natural e de refino e logística, o que deve resultar em mais emprego, renda e crescimento econômico nos próximos anos. No âmbito do governo federal, as medidas coordenadas pelo Ministério da Economia, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Cade e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) visam mercados competitivos, atrativos a investimentos e com a atuação de um maior número de agentes.

Neste cenário, a Rio Pipeline, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, pretende abordar tais assuntos com ênfase nos desafios e oportunidades para a atividade dutoviária. No evento, será apresentado em primeira mão um estudo do  Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) que aponta os investimentos necessários em ampliação da capacidade de refino e logística – incluindo a expansão da malha dutoviária, para a garantia do abastecimento nacional até 2030. Também serão apresentados estudos para ampliação da malha de gás – transporte e escoamento – desenvolvidos pela EPE.

Com workshops, plenárias e fóruns, o evento reunirá especialistas de todo o mundo, proporcionando um caráter internacional ao debate. Na plenária sobre perspectivas para a indústria mundial de dutos, a programação contará com nomes como Daniel Ridelener, CEO da TGN (Argentina); Patrice Brès, CEO da Trapil (França); e Patrick Smyth, vice-presidente da CEPA (Canadá), para apresentar o panorama da indústria de dutos, destacando a visão das operadoras quanto às perspectivas de expansão da malha dutoviária mundial, considerando aspectos geopolíticos, regulatórios, tecnológicos, entre outros.

A programação da 12ª edição da Rio Pipeline espera propiciar discussões qualificadas que possam contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância dessa indústria para o desenvolvimento do País.