Notícias

A comunidade dutoviária já pensa no futuro com inovações tecnológicas que começam a ser construídas agora. No primeiro dia da Rio Pipeline 2017, a segurança dos dutos foi o principal tema abordado nas palestras. Especialistas se reuniram para discutir a importância do investimento nesta área.

Para o Chairman da Rio Pipeline, Marcelino Guedes, o assunto é uma questão fundamental, pois o sistema de dutos é de extrema importância para o processo de exploração. “A operação do duto não pode falhar. Se acontece, afeta pessoas e o meio ambiente, por isso o investimento em tecnologias de segurança é essencial”, afirma.

Segundo Marcelo Rennó Gomes, consultor da área, a discussão tem que ser constante para manter a qualidade do setor. “As novas tecnologias são importantes para garantir a segurança dos trabalhadores, do meio ambiente e também a continuidade do negócio. Por isso, o investimento deve ser grande neste segmento”, explicou no painel sobre desafios e inovações.

A palestra também contou com a presença do presidente do Pipeline Research Council International (PRCI), Cliff Johnson, que explicou que os dutos são vistos como a principal causa de acidentes na indústria e que, por isso, precisam ter sempre investimento em segurança. “Se fizermos um bom trabalho, ninguém vai saber quem somos. Se errarmos, viramos o centro das atenções. Por isso, sempre precisamos fazer o nosso melhor e ficar ‘escondidos’ ”, enfatizou.

Novas parcerias e jovens profissionais

Durante o evento, o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) assinou convênio de cooperação com cinco associações: Abendi (Associação Brasileira Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), Abraco (Asssociação Brasileira de Corrosão), ABCM (Associação Brasileira de Ciências Mecânicas), FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem) e Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos).

Para o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, o acordo irá contribuir significativamente e trazer valor para os associados do Instituto. “Muitas dessas associações nasceram do próprio IBP, que completa 60 anos em novembro. Todas as mudanças que estão acontecendo na indústria e no Brasil mexem com nossas associações e agora precisamos olhar para o futuro, pois há muito o que podemos fazer”, ressaltou. “É uma nova etapa que se abre. Vamos juntar as mãos e partir para o trabalho”, completou.

Já no espaço da Arena do Conhecimento, estudantes que almejam carreiras no setor puderam escutar e conversar com jovens que trabalham na indústria. Representantes do Young Pipeline Professionals (YPP) dividiram experiências do segmento com os participantes, ressaltando a importância de manter o público jovem engajado.

A Rio Pipeline conta com o patrocínio da Petrobras; Rosen; Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG); Nova Transportadora do Sudeste (NTS); Mattos Filho Advogados; e Tory-Tech.

O evento segue até quinta-feira, dia 26, no Riocentro, Rio de Janeiro. Até lá, as inscrições estarão abertas online no link.