Notícias

Um sistema completo de detecção e combate de incêndio. Quem visita o stand da Kidde, na área de exposição da Rio Oil & Gas, conhece em detalhes todo o circuito automático desenvolvido pela empresa, marca do grupo americano Carrier. O detector é conectado a um controlador lógico programável que é capaz de reunir dados de monitoramento a uma distância de até 10 km. Além de facilitar a vigilância em áreas de risco, o controlador também fornece vasta quantidade de dados para análise de risco. Em caso de incêndio, os dispositivos de combate também são acionados automaticamente. 

Uma outra opção exposta pela Kidde é um sistema de supressão que funciona sem a necessidade de água. A tecnologia utiliza “agentes limpos”, uma substância cuja evaporação é capaz de apagar eventuais chamas no ambiente. Esta é uma alternativa para espaços como Data Bankers, onde sistemas hídricos convencionais poderiam causar mais prejuízos.  

No segmento de manutenção, o “Ovolit” é uma solução eficiente para o tratamento de corrosões em dutos. Com um mecanismo hidráulico e sem consumo elétrico, o equipamento consegue elevar tubulações com mais de 60 polegadas de diâmetro, sem necessidade de interrupção das operações. Este tipo de manobra costuma ser necessária justamente para tratar os processos corrosivos entre os tubos e as vigas de apoio. De origem sul-africana, o equipamento é comercializado no Brasil pela Uptec. 

Estreante na Rio Oil & Gas, a empresa catarinense Amacel trouxe para a feira um revestimento para tubulações feito com lã de vidro e gel de sílica ressecado, o que confere bastante leveza para o material. Usado também para controle de corrosão, o revestimento suporta temperaturas elevadas de até 650 graus celsius. Isto representa um desempenho térmico cinco vezes maior com isolantes mais antigos.  

Eficiência Energética 

Nos stands externos da Rio Oil & Gas, a Safe Pipe expõe um modelo de gerador capaz de operar com todo tipo de gás em sistemas críticos. Com o gás natural, o novo modelo tem capacidade de gerar até 5.650W com um consumo de 13 L por dia. A fabricante é a empresa americana Qnergy. 

Gestão 

Dentre os expositores da Rio Oil & Gas, também há soluções de gestão integrada. A MXM Sistemas desenvolve uma plataforma 100% online. O sistema engloba todos os setores corporativos e é customizado para a realidade da empresa contratante.  

A Rio Oil & Gas 2022 segue até amanhã (29/9) e é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners, Ultracargo, Weatherford e WTW. O evento ainda tem a Apex-Brasil como parceira no espaço “O&G Partnership Lounge” e a United Airlines como companhia aérea oficial.