Notícias

A Rio Oil e Gas, sempre atenta às novidades, vem se adequando às transformações digitais que estão cada vez mais presentes no dia a dia. Na edição de 2020, a maior feira do setor na América Latina, foi adaptada para o ambiente virtual, sem perder a essência de compartilhar conhecimento. Buscando facilitar esse processo, o IBP, dentro da plataforma digital exclusiva do evento, disponibilizou o canal On Demand, no qual você escolhe o melhor momento para acessar e conferir as mais de 230 horas de conteúdo disponíveis.

Contemplando todo o conteúdo da Rio Oil & Gas 2020, além dos eventos que aconteceram ao longo deste ano, das mais diversas áreas da indústria, o On Demand ficará aberto ao público, gratuitamente, até 22 de agosto de 2022. Além disso, o canal é uma solução para que você se mantenha atualizado e conheça as principais pautas discutidas pelo setor. Confira abaixo cinco conteúdos selecionados pelo gerente de Sustentabilidade do IBP, Carlos Victal:

Clarissa Lins entrevista Daniel Yergin. O vice chairman da IHS Markit, uma das maiores consultorias globais do setor, lançou seu novo livro – The New Map: Energy, Climate and the Clash os Nations” no evento. Ganhador do Pulitzer, Yergin é membro do Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos, membro do Energy Governors of the World Economic Forum, além de bacharel pela Yale University e Ph.D. da Universidade de Cambridge.

Na sessão de estreia do CEO Talks, o CEO global da Equinor, Anders Opedal, apontou que o caminho para a indústria de óleo e gás no mundo é o da transição energética, em um cenário em que diferentes fontes de energia terão seu espaço. O executivo também falou da importância da segurança das pessoas, prioridade número 1 para a companhia, e destacou a capacidade de adaptação e mobilização de todos para manter o ritmo de trabalho, mesmo com as mudanças necessárias decorrentes da pandemia.

Em pauta, temas como, emergência climática e a mudança da percepção da sociedade quanto à importância da transição energética; surgimento de novos consensos políticos em torno da promoção da transição energética (ex. green deal); desafios atuais e futuros para empresas de óleo e gás obterem a licença para operar e estratégias das empresas de petróleo para de transição energética.

O processo de descarbonização da indústria de O&G demanda inovação, desenvolvimento tecnológico, redução de custos, otimização de projetos e sobretudo, um direcionamento dado pelo mercado consumidor. Esses parâmetros é que irão definir o que é oportunidade e o que é desafio, o que é já é factível e o que ainda é pesquisa. Iniciativas que vão de CCS, passando por soluções de base natural, novas fontes de energia, e vão até a disponibilização de novos produtos ambientalmente mais amigáveis, são soluções apresentadas pela indústria de óleo e gás que já estão concorrendo entre si pelos recursos dos fundos de investimentos sustentáveis.

Dada a regulação, quais são as expectativas do processo de planejamento, da análise de risco para tomada de decisão e da execução do descomissionamento no Brasil? Quais são os desafios que o Brasil pode esperar desse processo? Através de estudos de casos nacionais e internacionais iremos analisar cenários e discutir os caminhos.

 

Para o gerente de eventos do IBP e responsável pela Rio Oil & Gas, Victor Montenegro, é preciso estar atento às tendências e entregar aos participantes o melhor não só durante o evento – que em 2022 será híbrido-, mas também no espaço de tempo que o antecede. “Não queremos que a Rio Oil & Gas seja vivida apenas de dois em dois anos. Nossa expectativa com o On Demand é que o usuário vivencie e usufrua quando, e onde, quiser da experiência e todo o conteúdo do evento.” comenta.

FAQ

O On Demand é gratuito?
Sim, o espaço On Demand está dentro da plataforma da Rio Oil & Gas, disponível  gratuitamente para todos até agosto de 2022. Após essa data, somente pessoas inscritas no evento terão acesso.

Os conteúdos ficam disponíveis por prazos determinados?
As sessões da Rio Oil & Gas 2020 estarão disponíveis somente até agosto de 2022.

Quais são os conteúdos disponíveis?
Atualmente são 4 categorias disponíveis: Energy Pitch, Pré-eventos Rio Oil & Gás 2022, Rio Oil & Gas 2020 e Technical Papers (Congresso Técnico) 2020.

Como acessar os conteúdos?
Inscreva-se no HUB, e acesse no menu lateral a opção “On Demand”.