Notícias

Mais de trinta CEOs, vice-presidentes e diretores de empresas nacionais e estrangeiras farão palestras nos quatro dias do congresso

 

Pela primeira vez, o maior evento de petróleo e gás da América Latina terá um bloco dedicado às tecnologias digitais. Tradicionalmente, a Rio Oil & Gas é dividida em quatro blocos de debates que tratam de Exploração & Produção, Gás e Energia, Downstream (Refino e Abastecimento) e Gestão da Indústria. Nesta 19ª edição, foi adicionado o quinto bloco sobre tecnologias digitais, uma evolução na programação.

“A tecnologia digital está levando o setor à migração para a evolução preditiva e não preventiva, quando iremos construir ações absolutamente instrumentadas para maximizar a evolução digital. A tecnologia 4.0 está chegando a todas as indústrias, e a Rio Oil & Gas é um ponto de encontro para debater os impactos desse tema no setor de petróleo e gás. Esse é um dos diferenciais dessa edição”, destaca José Firmo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), entidade que realiza o evento desde 1982.

A Rio Oil & Gas 2018, que acontece entre 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro, já tem a confirmação de mais de 30 CEOs, vice-presidentes e diretores de operadoras e prestadoras de serviço nacionais e internacionais, além de autoridades e integrantes da IEA (Agência Internacional de Energia) para palestrarem no congresso, aumentando ainda mais a qualidade do conteúdo da programação. Ao todo, a conferência terá mais de 200 palestrantes, 35 sessões especiais, além de plenárias, almoços-palestra, e apresentação de cerca de 600 trabalhos técnicos.

“O novo momento do Brasil no cenário de petróleo, com o retorno dos leilões, a alta do barril e a recuperação da indústria indicam que essa será a Rio Oil & Gas da retomada”, acrescenta Firmo.

Em 2016, a Rio Oil & Gas teve 4.177 participantes, o maior número de congressistas de todas as edições. A previsão do IBP para esse ano, no entanto, é que tenha um crescimento de 20% de público, levando 41 mil participantes ao Riocentro, entre congressistas, expositores e visitantes. A Rio Oil & Gas também impacta diretamente no turismo de negócios da cidade. O congresso movimenta mais de 30 hotéis do Rio de Janeiro, e a expectativa é de geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos na cidade.

 

Exposição e eventos paralelos

Neste ano, até o momento estão confirmados seis pavilhões internacionais – China, Inglaterra, França, Alemanha, Noruega e Israel – que concentrarão empresas desses países.

Também na área da exposição, estarão distribuídos os eventos paralelos que tratarão de temas transversais. São eles: Oil & Gas Techweek, Arena de Sustentabilidade e SMS, Arena Valor do Conhecimento, além de fóruns específicos sobre Downstream, Onshore, Descomissionamento, Certificação e Profissional do Futuro.

Na Oil & Gas Techweek serão discutidas tendências, tecnologias (internet das coisas, inteligência artificial, veículos autônomos), desafios e demandas futuras da indústria de óleo e gás. Também serão tratadas formas de estimular a inovação e de dialogar com a nova geração de profissionais digitais, além da apresentação de iniciativas do mercado para reduzir emissões de gases estufa, como captura de carbono e investimentos em outras fontes energéticas.

A Petrobras vai fazer na O&G Techweek um hackathon, uma maratona de programação em que “hackers” têm acesso a dados abertos e sistemas e trabalham durante horas a fio na construção de soluções tecnológicas de software e hardware. O hackathon será realizado com apoio da Fábrica de Startups.

Mais uma vez, o Sebrae organiza uma Rodada de Negócios com empresas âncoras e fornecedores. Nessa edição, a expectativa é de aumento de 30% em negócios gerados, comparado à edição passada, quando foram registrados R$ 181 milhões.

No Fórum de Downstream, terão destaque questões de relevância atual e geral, como logística, abastecimento e preços dos combustíveis;

A Arena de Sustentabilidade e SMS esse ano terá como foco, além da segurança operacional, a saúde ocupacional. No mesmo espaço, a saúde ocupacional será tratada em painel com especialistas do Hospital Albert Einstein, instituição de referência nacional.

A Rio Oil & Gas também terá mais uma edição do Profissional do Futuro, cujo objetivo é aproximar estudantes universitários com grandes gestores do setor. Haverá ainda um jantar com CEOs, que permite o contato e o intercâmbio entre jovens profissionais de até 35 anos, que possivelmente serão os futuros líderes da indústria, com 20 executivos que estão à frente das principais empresas da indústria de energia do país.

A programação completa pode ser acessada no portal www.riooilgas.com.br ou pelo app, disponível para download na Google Play ou na App Store.

A Rio Oil & Gas 2018 é patrocinada pela Petrobras, BP, Modec, Shell, Suatrans, Total, Santander, Chevron, Dow Química, Equinor, ExxonMobil, Galp, Repsol Sinopec, Misc Group, PetroRio, BakerHughes, Braskem, Fluor, Ipiranga, Microsoft, Plural, Porto do Itaqui, QGEP, Raízen, S&P Global Platts Thomson Reuters, Sulzer, Rosneft, TBG, Vallourec e WeWork.

 

 

SERVIÇO:                                                        

DATA: 24 a 27 de setembro de 2018

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: disponível no site www.riooilgas.com.br a partir de 27 de agosto

LOCAL: Riocentro – Rio de Janeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Priscilla Caetano: + 55 (21) 2217-6580 / priscilla.caetano@fsb.com.br

Anna Gomide: +55 (21) 2217-6574 / anna.gomide@fsb.com.br