Notícias

O Rio de Janeiro voltará a ser o centro global da indústria do petróleo na 20ª edição da Rio Oil & Gas, que acontecerá de 26 a 29 de setembro deste ano, no Boulevard Olímpico, região portuária da capital fluminense. Nove países contarão com pavilhões na feira do evento, um dos maiores do mundo no setor de petróleo, gás e energia, são eles — Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega.

Irã e Angola participam pela primeira vez. Já a Áustria retorna à Rio Oil & Gas após oito anos distante. Outros países ainda negociam presença com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador da feira e do congresso.

O número de pavilhões internacionais da edição deste ano ultrapassa o de 2018, quando o evento ocorreu presencialmente pela última vez, antes da pandemia. Naquela edição, a feira contou com pavilhões de seis países. Em 2022, a Rio Oil & Gas volta a ser presencial e haverá transmissão em tempo real do Congresso e dos estúdios especiais dos patrocinadores. Mais informações sobre a programação neste link. Inscrições podem ser feitas aqui.

“A Rio Oil & Gas reúne, há 40 anos, especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor”, afirma a diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado.

Empresas de grande porte da indústria de óleo e gás também vão estrear entre os mais de 350 expositores, neste ano. Esse é o caso da Petronas, da Malásia; da Karoon, da Austrália; da Trident Energy, empresa brasileira e da Acelen, empresa brasileira criada pelo fundo Mubadala Capital.

Fernanda Delgado ressalta ainda que a Rio Oil & Gas reforça a relevância da indústria no país diante do grande potencial do Brasil, capaz de gerar externalidades positivas que irradiem em toda a economia brasileira, atraindo investimentos externos e potencializando os negócios de toda a extensa cadeia de fornecedores do setor.

“O evento abordará a relevância do país para a segurança energética e o suprimento de óleo e gás, fundamental para gerar os recursos necessários para que governos e a sociedade financiem a transição energética e a descarbonização de suas economias”, afirma a executiva.

O setor de óleo e gás responde por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil, considerado o 9º maior produtor mundial de petróleo.

Entre os temas que serão debatidos no Congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também vão estar em discussão questão da geopolítica do petróleo e gás, bem como investimentos em Exploração & Produção, Gás Natural e Downstream.

As pautas ESG (meio ambiente, sociedade e governança, na sigla em inglês) também terão grande destaque na Rio Oil & Gas. Além das palestras do Congresso, a Rio Oil & Gas 2022 retorna com o CEO Luncheon, um espaço onde congressistas e visitantes poderão almoçar escutando as principais lideranças da indústria exclusivamente com nomes como Daniel Yergin. Haverá ainda espaços de discussões temáticas em fóruns – Arena ESGArena do FuturoArena Young Summit e Fórum Onshore.

A Rio Oil & Gas 2022 é patrocinada por PetrobrasAmbipar ResponseEquinorShellTotalEnergiesVibraIpirangaRaízenBPBunker One, ChevronExxonMobilKaroon EnergyModecGalpPetronasRepsol Sinopec3R PetroleumAcelenSiemens EnergyTrident EnergyBrakemEnautaHalliburtonMcDermottNTSPECOMPRIOSalesforceSaipemSubsea 7AETBaker HughesDOWFluxysOraclePerbrasSolvayTAGTBGTechintVallourecWintershall DeaHorizon-Partners e WTW.