Notícias

06De 24 a 27 de outubro, toda a cadeia produtiva do segmento de óleo e gás estará reunida no maior evento do setor na América Latina: a Rio Oil & Gas 2016. Com o lema “Caminhos para uma Indústria de Petróleo Competitiva”, a 18ª edição do encontro será realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento, que está sendo considerado como marco para retomada do setor no Brasil, receberá as principais empresas, especialistas e autoridades da indústria em uma oportunidade única para realizar negócios, networking e obter informação qualificada.

Este ano, o congresso focará seus debates no atual cenário econômico, nos desafios e soluções para a retomada do setor, incluindo questões como os atuais patamares de preços, a nova configuração geopolítica global e formas de financiamento de projetos de óleo e gás. Já estão confirmadas as presenças do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, do consultor da Casa Branca, Alec Ross, além de executivos das principais empresas, como o presidente da Petrobras, Pedro Parente, o presidente da Shell Brasil, André Araújo, o vice-presidente de Tecnologia da FMC, Bradley Beiter, o diretor-geral da Total E&P Brasil, Maxime Rabilloud, e o presidente da Statoil, Pål Eitrheim.

Temas específicos relevantes para a indústria, como inovações tecnológicas, soluções para iniciativas sustentáveis, desafios regulatórios e perspectivas de mercado, serão discutidos em sessões especiais. Paralelamente, haverá a apresentação de 700 trabalhos técnicos – recorde de todas as edições.

Para o presidente do IBP, Jorge Camargo, a Rio Oil & Gas de 2016 representa a retomada da indústria de óleo e gás no Brasil. “Estou otimista em relação ao sucesso do evento e o desenvolvimento do setor nos próximos anos. Por isso, vamos proporcionar aos participantes da Rio Oil & Gas um intenso debate sobre os principais aspectos para a restauração da competitividade da indústria, apresentando caminhos para alavancar investimentos e produção”, disse.

Maior evento da América Latina

Promovida a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a Rio Oil & Gas terá novo formato nesta edição. Além de exposição e congresso, outros nove eventos ocorrerão simultaneamente, entre eles, o WPC Future Leaders Forum, maior encontro global de jovens profissionais da indústria de petróleo, promovido pelo World Petroleum Council e realizado pela primeira vez no Brasil, e o tradicional Encontro de Asfalto. Completam a programação sete arenas e fóruns que trazem informação qualificada dos temas Compliance, Conhecimento, Engenharia, Finanças, Onshore, Sustentabilidade e Tecnologia.

Na 18ª edição, a exposição contará com a participação das principais empresas do setor, incluindo as duas maiores operadoras brasileiras, Petrobras e Shell, e representantes de países como Alemanha, Argentina, China, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Japão e Noruega, materializando a importância do evento.