Notícias

Robô que simula os movimentos de um cachorro é uma das atrações na exposição

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras apresentou para o público da Rio Oil & Gas um robô que simula os movimentos de um cachorro. A tecnologia, que está sendo exibida no estande da empresa, é provida de câmeras de alta definição 4k e térmica, além de dispositivos que produzem uma modelagem virtual dos espaços ao redor. O equipamento ainda será adaptado para uso em áreas classificadas, isto é, com risco de explosão.

Para o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Pesquisa da Petrobras, Gustavo Levin, o robô trará mais precisão em diversos tipos de atividades de manutenção e monitoramento, além de reduzir o risco para os trabalhadores nas áreas industriais das plataformas (top side) e nas refinarias. “A Petrobras quer garantir que suas equipes contem com as ferramentas mais modernas. É um robô que está habilitado a fazer inspeção visual, coletar som, coletar imagem termográfica, de forma autônoma”.

Ele acrescenta que o operador também poderá programar as tarefas rotineiras, criando histórico e produzindo dados operacionais. “São insumos necessários para a gente melhorar a nossa análise de risco sem exposição humana”, complementa o gerente.

A nova versão do robô deverá entrar em operação no primeiro trimestre do ano que vem em caráter experimental. O projeto é uma parceria da Petrobras com a fabricante suíça AnyRobotics.

Mobilidade Urbana

No stand da Ipiranga, localizado no Armazém IBP, o Hub de Inovação da empresa exibe um serviço que está ampliando a autonomia de motocicletas elétricas. O projeto, feito em parceria com a fabricante Voltz e o IFood, permite que os usuários substituam as baterias por outras já carregadas, sem que interrompam as atividades por muito tempo. Atualmente 56 estações de troca já operam em postos do grupo na capital paulista, número que deve aumentar para 100 nos próximos meses.

Realidade mista

Com estande localizado no Armazém 4 do evento, a Equinor pretende realizar uma imersão virtual para os seus participantes. Em um de seus atrativos, por exemplo, quem passa por lá pode vestir um óculos de realidade mista e ser transportado para uma unidade operacional da companhia. A tecnologia, que está em fase de desenvolvimento, permite aplicações diversas como simulação de treinamentos e até assistência técnica remota, especialmente com a chegada do 5G. O material também será desenvolvido para o trabalho em áreas classificadas.

Sobre o evento

A Rio Oil & Gas 2022 acontece até esta quinta-feira (29/9), no Boulevard Olímpico. Ao todo, o evento ocupa seis armazéns da região e o Armazém Kobra, que foi reformado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo para o evento. A Rio Oil &Gas é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners, Ultracargo, Weatherford e WTW. O evento ainda tem a Apex-Brasil como parceira no espaço “O&G Partnership Lounge” e a United Airlines como companhia aérea oficial.