Notícias

Na última quinta-feira, dia 6 de dezembro, aconteceu o Café de Confraternização da segunda edição do Projeto Setorial de Voluntariado de Petróleo e Gás – Trilha Empreendedora, na sede do IBP, no Rio de Janeiro. O evento promoveu o encontro entre voluntários, alunos, professores e diretores, além das empresas associadas do IBP, para compartilharem as experiências vividas durante a aplicação do projeto nas escolas do Programa do Ensino Médio Inovador (PEMI), do Estado do Rio de Janeiro. A data foi escolhida por ser na mesma semana em que se comemora o dia internacional do voluntário.

Na abertura no evento, Carlos Victal, Gerente de Sustentabilidade do IBP, agradeceu a todas as empresas associadas que participaram do projeto, a Junior Achievement e a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. “Essas três organizações, da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, conseguiram unir seus esforços para proporcionar a realização desse projeto”, afirmou Carlos, que estendeu o agradecimento aos voluntários, às escolas e em especial aos alunos, verdadeiros sujeitos desta ação.

O sucesso da edição de 2018 foi apresentado e mostrou o balanço dos números resultante das pesquisas realizadas com as escolas e com os alunos: cerca de 2500 alunos foram impactados, 24 escolas atendidas em 10 municípios do estado, 52 professores mobilizados, 16 empresas associadas do IBP e 338 voluntários participantes que conduziram 44 horas de atividades dinâmicas que desenvolvem o protagonismo juvenil, relacionando teoria e prática.

Escolhido como voluntário representante, Adriano Bastos, presidente da BP Brasil, destacou a importância do trabalho voluntário como contribuição para a sociedade. “O voluntariado é nossa pequena contribuição para trazer a nossa experiência para um grupo maior e mostrar que existe oportunidade desde que exista dedicação e muito trabalho.”

Aprendizado e comprometimento são as palavras que traduzem o programa, de acordo com Gizele Almeida, Gestora de Programas na JARJ. Para ela, o desafio desse ano pode ser superado por conta do comprometimento de todos os envolvidos.

“A gente ficou muito surpreso e feliz, por que você percebe que existe uma progressão, uma evolução do que a gente fez no ano passado. A gente conseguiu aproveitar os pontos positivos, aprender com eles e trazer esse aprendizado para esse ano, tanto que tivemos mais escolas, mais municípios, mais programas”, disse Gizele.

A iniciativa capitaneada pelo IBP traz um novo valor para os seus associados, que estão acostumados a ver o instituto como um parceiro ou um elo da cadeia de valor, e agora enxergam a instituição como uma plataforma através da qual projetos compartilhados e de custos reduzidos podem se alavancados, como ressaltou Carlos Victal.

“A expectativa é que a união de esforços através deste projeto social venha inspirar toda a indústria para que projetos técnicos, gerenciais e operacionais venham a surgir nesse modelo de negócio multicliente, contribuindo assim e cada vez mais para a alavancagem e promoção de boas práticas no setor”, concluiu.

Durante o evento foi realizada a entrega dos certificados de mérito comunitários aos voluntários e aos representantes das escolas.

O programa Trilha Empreendedora é fruto do convênio assinado, em 2017, pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustível (IBP) com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e a Junior Achievement e tem o objetivo de combater a evasão escolar por meio de uma sequência estruturada de programas nos eixos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho.

As 16 empresas associadas ao IBP que participaram do projeto em 2018, são: BP Brasil, Chevron, Equinor, Ipiranga, Petrobras, QGEP, Repsol Sinopec, Shell, Subsea 7, Supergasbras, Total, Weatherford, Aker Solutions, Karoon, TechnipFMC e Wilson,Sons.

Mais informações acesse o site: https://www.jarj.org.br/trilha-empreendedora/