Notícias

Empresa foi premiada no evento por inovações implementadas no campo de Libra, maior descoberta do pré-sal; Castello Branco ressalta foco em campos de maior retorno, como os do pré-sal

 

O projeto de Libra, maior descoberta até agora do pré-sal, foi o destaque da manhã do segundo dia da OTC Brasil 2019. A Petrobras e seus parceiros no consórcio foram premiados com o Distinguished Achievement Awards pelo teste de longa duração (TLD) do campo.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, ressaltou a importância de Libra, sua alta produtividade e toda a inovação e tecnologia envolvidas na fase exploratória e de desenvolvimento da produção do campo, bem como o desafio para a companhia, operadora da área, e para os sócios (Shell, Total e as chinesas CNOOC e CNPC) do empreendimento.

Segundo o executivo, Libra é um exemplo que a Petrobras tem perseguido. “Buscamos, cada vez mais, aumentar a eficiência e operar a baixo custo, em um novo cenário da indústria mundial, em face à transição energética”, ressaltou Castello Branco, na entrega do prêmio durante almoço-palestra da OTC Brasil 2019.

O chairman da OTC Brasil,  Marcos Assayag, reforçou a importância dos avanços tecnológicos implementados no projeto, inovador para águas ultra-profundas em nível global, ainda mais em um campo com reservas gigantes de óleo e gás.

 

Competitividade

Roberto Castello Branco
Roberto Castello Branco-Petrobras

Castello Branco disse ainda que a indústria brasileira e a Petrobras têm de se nortear pela busca constante da competitividade, em um ambiente novo a partir do crescimento da produção dos EUA – que passaram de importadores para exportadores de óleo e gás em poucos anos. “Esse advento mudou o mercado e promoveu ainda a reindustrialização nos Estados Unidos. Temos de ser ainda mais competitivos, eficientes e com baixo custo, sempre tendo a segurança como premissa fundamental”, disse.

O presidente da Petrobras destacou também a abertura do mercado brasileiro para novos agentes em todos os elos da cadeia, citando a exploração e produção, o refino e o segmento de gás natural.

“Mais competição e a entrada de novos agentes é bom para todos, inclusive para a Petrobras”, afirmou o executivo.

O foco da empresa, reiterou Castello Branco, é investir em campos com o máximo retorno possível, como Libra e Búzios.

Além de Libra, a OTC Brasil 2019 escolheu o ex-diretor do Cenpes (centro de pesquisa da Petrobras) e atual presidente da Prumo Logística, Carlos Tadeu Fraga, para o Distinguished Achievements Awards para indivíduos por sua liderança no desenvolvimento de novas tecnologias para o pré-sal.

De acordo com a presidente eleita do IBP, Clarissa Lins, Tadeu Fraga liderou a estratégia de transformação nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Petrobras. “Ele representa o que mais nos orgulha na cultura de um petroleiro: liderança, comprometimento, integridade, dedicação e humildade”, ressaltou ao entregar o prêmio.

Fraga agradeceu à Petrobras pela oportunidade que teve. “Em 34 anos, tive experiências incríveis, conheci pessoas incríveis dentro e fora da companhia, que fazem essa indústria fantástica”, disse, frisando que estava na hora certa, no lugar certo e com as pessoas certas.

 

Integração

Adam Champagne
Adam Champagne-Halliburton

No café da manhã de abertura do segundo dia de evento, o gerente regional da Halliburton, Adam Champagne, apresentou o case de integração de operadores e fornecedores no projeto de Libra.  “O projeto foi um sucesso, mas exigiu mudança cultural de ambos os lados, de operadores e fornecedores. Isso foi determinante para o sucesso do pré sal no Brasil”, declarou.

O FPSO Pioneiro de Libra foi construído com uma abordagem inovadora de produção de óleo e injeção de gás simultânea, com medição de pressão em diferentes partes do campo a partir de dispositivos remotos de monitoramento. O projeto do TLD teve papel vital na redução de riscos de uma sequência de desenvolvimentos acelerados de bilhões de dólares, com informações dinâmicas do reservatório alimentando o design do projeto.

A OTC Brasil conta com o patrocínio da Petrobras, Equinor, ExxonMobil, Shell, BP, Chevron, Petrogal, Total, Repsol Sinopec, TechnipFMC, Vallourec, PetroRio, Aker Solutions, Frank’s International, Maha Energy Brasil, Shawcor, Solvay, Halliburton, Enauta e MOL.

Acompanha aqui a cobertura da OTC Brasil 2019:

Dia 29: Abertura e Tarde

Dia 30: Tarde

Dia 31: Manhã, Tarde e Encerramento