Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) considera positivo o resultado do leilão de Oferta Permanente, realizada nesta sexta-feira (4.12), mesmo em um cenário desafiador diante dos impactos da crise da Covid-19 no setor de óleo e gás.

O fato de 17 blocos terem sido arrematados nas bacias do Paraná, Amazonas, Espírito Santos, Potiguar e Tucano Sul, além de 1 área de acumulações marginais na bacia do Solimões, bem como a participação de 7 empresas vencedoras, sendo 6 brasileiras e 1 estrangeira, representa o êxito do certame diante de um ambiente de maior seletividade dos investimentos das companhias ao redor do mundo e de escassez de capital para projetos de risco exploratório.

O IBP ressalta o trabalho feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na formulação de políticas públicas para melhoria da atratividade das áreas e o importante papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no planejamento e promoção do Leilão de Oferta Permanente, que resultou em aproximadamente R$ 56 milhões em bônus de assinatura e investimentos previstos na ordem de R$ 160 milhões. As cifras superam as registradas no primeiro ciclo da Oferta Permanente, realizada em setembro de 2019.

O modelo da oferta já se mostrou bem-sucedido para o estímulo à diversificação de investimentos em novas bacias, bem como às companhias de diferentes portes, por meio de investimentos em blocos onshore e de águas rasas, por exemplo.