Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) preza pelo funcionamento do mercado de óleo e gás com base nos pilares de segurança operacional, jurídica e de transparência de todos os agentes envolvidos.

As empresas que atuam na exploração e produção de ativos de óleo e gás seguem todos os critérios técnicos estabelecidos pelos órgãos reguladores e fiscalizadores para desempenhar as atividades produtivas com eficiência e segurança.

Caso algum critério deixe de ser atendido por qualquer motivo, as companhias estão cientes de que devem rever seus processos para que as operações prossigam de acordo com as normas previstas, e também seguindo os padrões de segurança operacional.

Contudo, é necessário que os agentes reguladores sinalizem de forma clara às empresas o escopo de eventuais necessidades de ajustes para o restabelecimento da segurança operacional das instalações.

A interdição recente da operação de campos “onshore” na Bahia é uma ação que preocupa o setor à medida que, caso não se tornem claras aos agentes da indústria as inconformidades identificadas na operação dos ativos, perdem não só as companhias como também todos os munícipios onde as operações são conduzidas.

É importante que as ações de fiscalização e controle de qualidade sejam realizadas de forma a preservar a segurança operacional, porém sem afetar a produção dos ativos nem impactar a viabilidade técnica-financeira dos projetos em operação.

O IBP reforça seu compromisso com a segurança operacional das atividades de exploração e produção no setor de óleo e gás no país e também com a segurança jurídica em um mercado que é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico em diferentes regiões no país.