Notícias

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) reforça que a execução das Auditorias de SPIE (Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos), na modalidade remota, segue rigorosos parâmetros de qualidade e confiabilidade. Esta condição é a única opção responsável e sustentável para a manutenção do monitoramento anual, até que se estabeleçam condições para o retorno do formato presencial, diante da conjuntura proporcionada pela pandemia da COVID-19.

A Gerência de Certificação (GCER) do IBP assegura que o modelo de auditorias remotas, amparado pelas Portarias INMETRO 111 e 225/2020 – que definem condições extraordinárias para realização de atividades de avaliação da conformidade, durante a pandemia de COVID-19 –, está formatado de maneira a conferir segurança e confiabilidade equivalentes ao modelo presencial.

Cabe ainda ressaltar que não há nenhuma evidência objetiva de que o trabalho realizado remotamente é inferior ou menos qualificado do que o presencial, até porque os SPIE auditados têm um histórico que permite que os auditores possam emitir os seus pareceres com total segurança. Outro ponto importante é que, na modalidade remota, evita-se a exposição ao risco dos auditores de SPIE, já que 90% deles tem mais de 60 anos de idade.

O IBP reforça a importante participação dos sindicatos das instalações auditadas, bem como da Bancada de Trabalhadores da Comissão de Certificação (ComCer), para que sigam contribuindo com este importante Programa.

Todo processo está sendo conduzido com transparência, inovação e compromisso para garantir uma análise das instalações a mais completa possível. Por isso, as equipes auditoras têm ampliado o diálogo com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) para que, mesmo à distância, possam contribuir para que se tenha um quadro real e completo da gestão da integridade dos equipamentos controlados pelos SPIE auditados.

Reforçamos que estamos sempre abertos para dialogar com as entidades sindicais, uma vez que o modelo tripartite foi fundamental na criação e revisão dos regulamentos que abrangem todo Programa de Certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE).