Notícias

O gerente executivo da Petrobras/Cenpes, Orlando Ribeiro, disse hoje, na abertura da quarta edição da O&G TechWeek, principal evento de tecnologia do setor de óleo e gás, que a companhia estuda abrir novos editais de apoio a startups dedicadas à inovação no setor. Segundo ele, os contratos com as primeiras dez empresas que estão sendo selecionadas em parceria com o Sebrae devem ser assinados em breve. As novas iniciativas devem envolver outros parceiros, como a Finep.

“Podemos aumentar nosso rebanho de unicórnios. As startups vão fazer diferença”, disse ao explicar o interesse pelas parcerias.

Ribeiro afirmou ainda que a Petrobras tem participado das discussões com as agências reguladoras para liberar recursos de pesquisa e desenvolvimento de forma a permitir que o ciclo de inovação se acelere. “Temos grande potencial de inovação pelas tecnologias já disponíveis e pelo pipeline de inovação”, disse, frisando que as grandes inovações disruptivas envolvem, de forma geral, mudanças de processo e de negócios.

Milton Costa Filho, Secretário Geral do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), organizador do evento, destacou na abertura que as novas tecnologias serão essenciais para que o setor alcance seus objetivos e dobre a produção de óleo e gás até 2030.

“A ANP estima um potencial de 60 FPSOs (unidade flutuante de produção de óleo e gás) na próxima década para atender a demanda de produção. Imagina a quantidade de tecnologia que será necessária nessas estruturas”, alertou.

Segundo Milton, o IBP criou um conselho de transformação digital para atuar junto às comissões técnicas do Instituto focadas em tecnologia e alavancar essa transformação digital nos vários segmentos da cadeia de petróleo e gás. Além disso, por meio da UnIBP – Universidade do Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, também está trabalhando na capacitação de profissionais que atendam às novas demandas. “Temos o desafio de treinar capital humano para transformar a indústria”, finalizou.

O representante do World Petroleum Council (WPC), Gerardo Uria, entidade parceira da TechWeek, reconheceu que integrar digitalização nos processos do setor é um grande desafio, mas frisou que a tecnologia anda rápido e é preciso estar preparado.

“Vivemos em um mundo interconectado e nossas operações precisam se beneficiar disso”, completou.

 

O&G Techweek 2019 acontece de hoje (26) a quinta-feira (30), no AQWA Corporate, na região portuária do Rio de Janeiro com palestras, rodadas tecnológicas, hackathons e sessões de ideação.

A TechWeek é patrocinada pela Petrobras, Tishman Speyer, Fábrica de Startups, Repsol Sinopec, Siemens, Aker Solutions, Aveva, Deloitte, Hexagon, KPMG, Pepperl+Fuchs, Petronet, PwC e Innovaphone.

Veja a programação completa do evento em http://www.ogtechweek.com.br

Acompanhe a cobertura: