Notícias

Já está disponível na página de Publicações a pesquisa “Maturidade digital na Indústria de Óleo e Gás do Brasil – Ações, avanços e desafios da transformação digital do setor no país”. O material foi lançado no último dia 15 de fevereiro pelo IBP, pela Deloitte e pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), com apoio institucional da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Acesse o material aqui.

O relatório apresenta uma série de percepções de, aproximadamente, 50 organizações que participaram da pesquisa ao longo de duas fases: questionário eletrônico e entrevistas em profundidade.

Resumidamente, o estudo aponta que a transformação digital já está em curso nas organizações do setor, é compreendida como relevante e está avançada em determinadas ferramentas e tecnologias. Ainda assim, existem desafios e barreiras significativas a serem superadas.

Os resultados indicam também que os maiores avanços em transformação digital são em áreas não operacionais. No entanto, no futuro, espera-se que os investimentos sejam direcionados para a área operacional da exploração e produção de O&G ou de produtos, por exemplo, contribuindo para tornar a produção mais segura e eficiente, uma vez descoberto o óleo. O foco dos investimentos futuros em tecnologia está em baixo carbono, energia renovável e automação do sistema de produção.

Acesse aqui a pesquisa “Maturidade digital na Indústria de Óleo e Gás do Brasil – Ações, avanços e desafios da transformação digital do setor no país”.