Notícias

O gás natural tem um papel cada vez mais relevante na matriz energética global, sendo considerado o combustível de transição na geração elétrica substituindo, principalmente, o carvão. No Brasil, o crescimento da utilização do gás natural pelo setor elétrico demonstra a participação estratégica do insumo na matriz energética.

O mercado brasileiro de gás natural tem um grande potencial para se desenvolver, tendo em vista o aumento da produção de gás no pré-sal e também na demanda por geração termelétrica, ocasionada pela sazonalidade na produção de energia hidrelétrica em períodos extensos de escassez. O desenvolvimento desse setor é iminente com ampliação de oportunidades de negócios em todas as etapas da cadeia produtiva.

Sabendo da importância desse segmento para o desenvolvimento da economia do país, o IBP abre inscrições para a nova turma do curso de Mercado de Gás Natural – Perspectivas Brasileiras, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da USP, em São Paulo.

De acordo com Walmir Gomes, gerente de tecnologia da Transpetro e professor do curso, “a expectativa de expansão do mercado brasileiro de gás, permite vislumbrar a ocorrência de grandes oportunidades, que serão oferecidas pelos desafios a serem vencidos na condução da expansão de atividades de todos os segmentos do mercado de gás”.

O programa do curso é estruturado para oferecer os principais conceitos técnicos da atividade, bem como atores e dinâmica do atual mercado de gás natural no Brasil, buscando uma comparação com os principais aspectos do mercado internacional, além de uma análise ampla sobre os desafios e as perspectivas brasileiras para o futuro do mercado doméstico no médio e longo prazo, passando por discussões sobre novas utilizações do gás natural e as possibilidades de suprimento do produto.

“A forte relação que existe, atualmente, entre oportunidades e desafios, demanda a atuação de profissionais especializados com visão holística de toda a cadeia produtiva. Portanto, os profissionais que desejarem atuar neste mercado, devem entender profundamente a dinâmica gerada pela interação entre os participantes da cadeia produtiva e as peculiaridades intrínsecas de cada elo desta cadeia”, afirmou Walmir.

As inscrições já estão disponíveis e associados do IBP tem desconto. Participe!