Notícias

O presidente Lula, que assumiu a presidência pela terceira vez, terá, com sua equipe, um país bem diferente de quando o governou por dois mandatos anteriores. A economia mundial crescerá menos, há uma inflação resistente pelo mundo, juros em alta. O Brasil perdeu protagonismo junto às principais nações. Embora tenha avançado em reformas importantes, a produtividade brasileira é baixa, a desigualdade aumentou e o quadro fiscal é preocupante. As previsões de crescimento para este ano não são animadoras.

Mas, apesar dos desafios que estão pela frente, o novo governo traz algumas sinalizações positivas, como na área energética, onde o Brasil pode se destacar como importante player mundial. A transição energética, o cuidado com o meio ambiente e os ganhos com créditos de carbono são algumas das propostas que podem gerar receitas e melhorar a imagem do país no exterior, atraindo novos investimentos.

Esses serão alguns dos temas a serem debatidos na 3ª edição do Seminário Diálogos Estratégicos — Economia, Política e Energia, realização do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que contará com palestras de Silvia Matos, pesquisadora e coordenadora do Boletim Macro FGV/IBRE, Samuel Pessoa, pesquisador associado do FGV/IBRE, e mediação da diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado.

O encontro acontecerá presencialmente em nossa sede, localizada na Avenida Almirante Barroso, n.º 52, 26º andar, Centro, e de forma online no nosso canal do YouTube.

Clique aqui para realizar sua inscrição e aproveite para baixar o e-book especial sobre a última edição que contou com as discussões sobre o setor energético, os quais efeitos a guerra na Ucrânia deixará na agenda de descarbonização e em que medida a valorização da segurança energética provocada pelo conflito afeta as posições de Estados Unidos e China no atual contexto de aumento da polarização entre as duas potências mundiais. Baixe aqui.