Notícias

O Organismo de Certificação de Produto do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (OCP | IBP) obteve em julho deste ano, pela quinta vez, sua acreditação para atuar na Certificação de SPIE. A Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre/INMETRO) é o órgão responsável pela acreditação dos OCP no Brasil.

O IBP, recebeu sua primeira acreditação como Organismo de Certificação de Produto nº 0028, em 2002, com o escopo de Certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE). A Certificação de SPIE é baseada em critérios definidos pelo Anexo II da NR-13 e tem os seus requisitos detalhados nas Portarias INMETRO 537 e 582/2015.

Ao longo desses 24 anos, o Programa de Certificação de SPIE tem contribuído, não só para a melhoria da gestão dos ativos industriais, mas também para a segurança das pessoas, das instalações e para a proteção do meio ambiente, com reflexos significativos em toda a sociedade. Atualmente, são 66 SPIE Certificados pelo OCP | IBP, com 05 novos SPIE em processo de Certificação.