Notícias

As vantagens do mercado de capitais canadense foi tema do seminário “Empresas Brasileiras acessando Capital na Bolsa de Valores de Toronto”, que aconteceu no último dia 7, na sede do IBP, no Rio de Janeiro, em parceria com a Toronto Stock Exchange e a TSX Venture Exchange. O evento, exclusivo para Associados IBP, teve o objetivo de oferecer uma visão geral da Bolsa de Valores de Toronto (TSX e TSXV) e as tendências no mercado de capitais, além de trazer conselhos de especialistas sobre como as empresas brasileiras podem acessar o capital de crescimento no Canadá.

Em sua fala de abertura, a Cônsul-Geral do Canadá, Evelyne Coulombe reforçou a mensagem de que o Canadá está aberto a negócios e investimentos estrangeiros, especialmente com empresas que desejam se tornar globais. Reconhecido mundialmente como um país altamente estável, o setor financeiro canadense foi eleito pela Forbes como melhor país do G20 para fazer negócios, levando em conta temas chave como custos de operação, inovação, tributos, proteção ao investidor e dinamismo do mercado de ações.

O boom de empresas brasileiras em 2017 na bolsa de Toronto revela que o mercado canadense está de braços abertos para investidores brasileiros. Com uma longa história de relacionamento comercial entres os dois países, Robert Peterman, vice-presidente de Global Business Development do TMX Group, destacou as principais vantagens do sistema financeiro canadense para empresas brasileiras, entre elas a expertise dos investidores institucionais, fortemente conectados com investidores americanos, e o regime de regulação, com uma série de requisitos dedicado à empresas do setor de óleo e gás.

Durante o painel, os participantes debateram os caminhos para acessar capital na América do Norte e o processo para fazer uma Oferta Pública Inicial (IPO), além de apresentarem uma perspectiva positiva para o setor de óleo e gás, que vive um bom momento devido ao preço elevado e a forte cultura de combustíveis fósseis, tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos. Participaram também do seminário Andrew Haynes, Head of Brazil Practice da Norton Rose Fulbright, Stephanie Lariviere e Jason Ellefson, do Banco Nacional do Canadá, e Dean McPherson, da Toronto Stock Exchange e TSX Venture Exchange.